Veja quais são elas: dispensa de licitação: ocorre por conta de situações excepcionais pré-estabelecidas na Lei; inexigibilidade: ocorre quando é totalmente inviável a execução da competição — condições também mencionadas na Lei.
A Dispensa de Licitação é uma forma legal de contratação pelo governo que dispensa o uso de licitação. ... A Dispensa de Licitação serve, e deve ser usada, para desburocratizar o processo licitatório, tornando a contratação mais rápida pois visa atender necessidades iminentes.
Confira a seguir os principais motivos para dispensa de licitação: Situações de emergência: em casos de guerra, grave perturbação da ordem, calamidade pública, obras para evitar desabamentos, quebra de barreiras, fornecimento de energia, compra de material hospitalar, assistência social às vítimas de desastre, etc.
4 métodos de dispensa de licitaçãoDispensa em razão do pequeno valor.Dispensa em razão de situações excepcionais.Dispensa em razão do objeto a ser contratado.Dispensa em razão da pessoa a ser contratada.Licitação dispensada X dispensável X inexigibilidade de licitação.
para a contratação direta com dispensa de licitação, valendo-se das etapas sugeridas no Toolkit:Identificação da demanda.Definição do objeto e especificação técnica.Pesquisa de mercado e de preço.Estudo técnico preliminar.Termo de referência.Contratação direta via dispensa de licitação - etapas.
22 curiosidades que você vai gostar
As modalidades de licitação são:Pregão.Concorrência.Leilão.Diálogo Competitivo.Concurso.Tomada de Preços (Extinta na Nova Lei de Licitações)Carta-Convite (Extinta na Nova Lei de Licitações)
A licitação é dispensável quando: Em situações de emergência: exemplos de Casos de guerra; grave perturbação da ordem; calamidade pública, obras para evitar desabamentos, quebras de barreiras, fornecimento de energia.
I – caracterização da situação emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso; II – razão da escolha do fornecedor ou executante; III – justificativa do preço; IV – documentos de aprovação dos projetos de pesquisa aos quais os bens serão alocados. ”
Licitação Dispensável, Dispensada e Inexigível
Já na Licitação Dispensada, o administrador não pode licitar. Por fim, nos casos de inexigibilidade de licitação o administrador também não pode licitar, pelo simples fato de não haver competição ao objeto a ser contratado.
Qual a diferença entre o contrato por prazo determinado e contrato por prazo indeterminado?
O que é armazenamento de alimentos?
Qual a diferença entre câncer esporádico e câncer familiar?
O que significa quando a vela apaga sozinha?
O que é uma decisão jurisdicional?
O que é uma renda familiar bruta per capita?
Qual a melhor empresa para ser revendedora?
Qual prazo para implantação do benefício INSS?
Qual o nome do mouse pad grande?
O que acontece com as árvores no inverno?
Como tomar um banho rápido e bem tomado?
Quem será a namorada de Boruto?
O que são premissas da escola?
Qual a temperatura do GLP dentro do cilindro?
O que são os organismos patogênicos presentes na água?
Qual filme do Harry Potter eles voltam no tempo?
Onde começa o processo de despolarização das células cardíacas?