Macrófagos alveolares, um tipo de glóbulo branco na superfície dos alvéolos, são outro mecanismo de defesa dos pulmões. Por causa das necessidades das trocas gasosas, os alvéolos não estão protegidos por muco e cílios — o muco é muito espesso e diminuiria a velocidade da passagem de oxigênio e de dióxido de carbono.
Os mecanismos de defesa do aparelho respiratório envolvem uma série de fatores que atuam na remoção de partículas inaladas e micro-organismos. A barreira mecânica é o primeiro mecanismo de defesa e, junto com o sistema imunológico, atua com o objetivo de proteger os pulmões contra as infecções.
Defesa pulmonar Ao respirar, é praticamente impossível eliminar as impurezas contidas no ambiente atmosférico. A inspiração de microrganismos se torna inevitável.
Na ventilação pulmonar, inflamos e desinflamos os alvéolos pulmonares, por meio da contração e relaxamento da musculatura do diafragma (inspiração e expiração). As contrações do diafragma provocam diferenças de pressão entre o interior dos pulmões e a atmosfera e isso garante a entrada do ar no corpo.
A broncoconstrição é o estado no qual o músculo liso presente na parede brônquica se contrai levando a uma redução na passagem de ar pelas vias aéreas. Consequentemente, o fluxo de ar torna-se turbulento desencadeando sons conhecidos como sibilos, roncos ou estertores.
Durante milhões de anos, cada espécie adaptou-se para produzir um som diferente e utilizar determinado ambiente. Os sinais acústicos são gerados pelo ar vindo dos pulmões que passa pelas cordas vocais e é ressoado pelo saco vocal.
As partículas e os patógenos que estão presos nessa camada mucosa são expelidos pela tosse ou arrastados para a boca e engolidos. Macrófagos alveolares, um tipo de glóbulo branco na superfície dos alvéolos, são outro mecanismo de defesa dos pulmões.
Tais condições exigem que os me- canismos de defesa do aparelho respirató- rio estejam vigilantes. Estes atuam mais ou menos em conjunto, na maioria das vezes, em sequência, e podem ser divididos em dois: o mecanismo mecânico e o mecanis- mo imunológico.
Os pulmões têm como função principal a respiração, que se trata da troca gasosa entre o organismo e o meio ambiente. Em uma pessoa viva e saudável, os pulmões apresentam-se leves, macios e esponjosos. Já em um fumante são bem escuros, com extensas áreas escurecidas e apresentam-se rígidos.
A perfusão é a passagem do sangue pelo capilar pulmonar, carreando o oxigênio para nutrição tecidual. Ela depende do débito cardíaco, da freqüência cardíaca, do retorno venoso e da resistência vascular periférica. A ventilação pulmonar e a perfusão são desiguais nos pulmões.
Quais são os tipos de posicionamento de mercado?
Pode lavar o teclado do computador?
Quais são os 4 tipos de Learning Styles segundo o método VARK?
Quantas calorias tem 50g de hipercalórico?
Quanto tempo leva para crescer uma acácia?
Tem pinguins na América do Sul?
Quais são as sete dimensões da vida?
O que acontece se passar álcool na tela do celular?
Como conservar a rosa na água?
Como fazer funcionar o Fone de Ouvido no iPhone 7?
É bom comer cenoura crua com casca?
Sou gorda e não consigo emagrecer o que eu faço?
Como funciona o impermeabilizante?
Qual a vantagem de usar gasolina podium?
O que é um fórum de discussão em EAD?
O que são grileiros e a relação deles com a invasão de terras na Amazônia?
Qual a importância dos EPIs e EPCs para a segurança do trabalhador?