Na categoria dos substantivos biformes, também temos aqueles que possuem palavras diferentes para o masculino e feminino.
Há ainda nomes como criança e monstro, que têm gênero fixo e funcionam tanto para o sexo masculino como para o feminino, aceitando somente um tipo de artigo, conforme o caso. Exemplo: Pedro é uma criança esperta. Ela é um monstro. São os substantivos sobrecomuns.
Existem palavras que comportam os dois gêneros, tanto no masculino como no feminino. Então usa-se “o - um” e “a - uma”, como no caso da palavra caneca.
Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Em outros casos, usamos uma palavra específica para masculino e outra ...
Em português, geralmente o masculino acaba com "O" e o feminino com "A". Em francês, basicamente o masculino acaba com qualquer letra do alfabeto e é acrescentado um "E" no feminino. Quando o adjetivo masculino já termina com a letra "E".
O gênero do substantivo é classificado como feminino e masculino e para determinar palavras se uma palavra é feminina ou masculina é utilizado artigos antes das palavras ou até mesmo no final da palavra o que pode definir se ela é feminina ou masculina.