Sabe-se apenas que ela está relacionada a fatores genéticos e imunológicos de cada indivíduo. “Além disso, alguns gatilhos desencadeiam ou agravam crises: estresse, infecções, banhos longos e muito quentes, uso de certas medicações e o tempo frio”, enumera Romiti.
A psoríase manifesta-se principalmente por lesões cutâneas, geralmente como placas avermelhadas, espessas, bem delimitadas, com descamação, que podem surgir em qualquer local do corpo.
Psoríase é uma doença de pele considerada comum. Ela é caracterizada por placas com lesões descamativas e avermelhadas. Essas placas podem aparecer em diversas partes do corpo, como joelhos, cotovelos, mãos, pés, unhas, regiões genitais e couro cabelo, sendo essa a área mais afetada.
Os dermatologistas são habitualmente os médicos que diagnosticam e tratam a psoríase. Não há exames de sangue capazes de comprovar a psoríase, por isso, o diagnostico é realizado por meio da apresentação clínica dos sinais e sintomas do paciente.
Entre os pacientes com psoríase grave, os pesquisadores constataram 78% mais chances de desenvolvimento do câncer, principalmente o câncer de pele e o linfoma. Os riscos foram similares aos encontrados entre os pacientes transplantados, que utilizam drogas supressoras do sistema imunológico.
Conforme a avaliação e recomendação de um dermatologista, o tratamento para tratar a psoríase pode incluir:
O tratamento da psoríase pode ser feito com o uso de cremes ou pomadas anti-inflamatórias, que diminuem a coceira e mantém a pele devidamente hidratada. Expôr a área afetada ao sol logo pela manhã ou ao final da tarde sem protetor solar também ajuda a controlar as lesões.
Psoríase não é contagiosa: Não se sabe ainda o que provoca a psoríase. As causas estão relacionadas a questões genéticas, imunológicas, ambientais e psicológicas. Mas uma certeza você pode ter: a psoríase não é contagiosa. Ninguém pega psoríase pelo toque, ao compartilhar roupas ou objetos ou dormir na mesma cama.
Principais sintomas
A psoríase pode ser tratada com cremes e pomadas para a pele e com remédios imunossupressores e anti-inflamatórios, podendo também ser recomendados tratamentos com luz ultravioleta UVA e UVB em clínicas especializadas, porque pegar sol pode ajudar a reduzir os sintomas. Confira quais os remédios mais utilizados no tratamento.
1 – Comida industrializada – é sabido que a psoríase é uma doença inflamatória. Os alimentos industrializados, que são bastante processados, levam em sua composição muitos aditivos, corantes, conservantes, possuem elevadas taxas de açúcar, gordura saturada e pouquíssimos nutrientes.
Os locais mais afetados são os braços, os cotovelos, as mãos, as pernas e o couro cabeludo, mas podem aparecer em qualquer local do corpo. Não existe um exame capaz de confirmar se a pessoa está com psoríase, mas o diagnóstico pode ser feito por um dermatologista através da observação das manchas.
Os alimentos industrializados, que são bastante processados, levam em sua composição muitos aditivos, corantes, conservantes, possuem elevadas taxas de açúcar, gordura saturada e pouquíssimos nutrientes. Os enlatados, biscoitos, salgadinhos e wafers estão no topo da lista de alimentos que pioram a psoríase.
Como é constituído o sistema métrico?
Como rastrear um boleto pelo código de barras?
São exemplos de atos administrativos?
Como aliviar a dor de câncer nos ossos?
O que deve constar no estatuto de uma associação?
O que fazer para curar a tireoide?
Quando é cabível o agravo regimental criminal?
Qual o número do WhatsApp da Riachuelo?
Tem como depositar dinheiro no Nubank pela lotérica?
Qual a importância da pesquisa para a formação dos professores?
Quem sofre mais com o término?