Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
Os elementos que compõem o fogo são 4:
Combustível; Comburente; Calor; e. Reação em Cadeia.
Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.
O fogo é formado pela união de 3 (três) elementos: calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo". É o material que alimenta o fogo e serve de campo para propagação.
Fogo é a rápida oxidação de um material combustível liberando calor, luz e produtos de reação, tais como o dióxido de carbono e a água.
20 curiosidades que você vai gostar
PRODUÇÃO DE CALOR POR COMBUSTÃO. Pode-se obter energia térmica por pelo menos três formas: Combustão ou queima de materiais: transformação de energia química em energia térmica. Exemplo: a queima do gás no fogão de cozinha.
O fogo surge da combinação simultânea de um combustível, o calor e o oxigênio. Quando uma substância combustível se aquece, em determinada temperatura crítica, ela se inflamará e continuará queimando enquanto houver combustível, temperatura adequada e oxigênio no ambiente.
Assim, tem-se os seguintes pontos de temperatura: Ponto de fulgor; • Ponto de combustão; • Ponto de ignição.
O combustível é o elemento que possui suscetibilidade a entrar em combustão. O comburente, por sua vez, é o que alimenta a queima do combustível, o elemento que o faz entrar em combustão. Resumidamente, combustível é o que queima, enquanto o comburente é o que alimenta a reação.
Combustível é o elemento que serve de campo de propagação do fogo, que o alimenta. São eles: MADEIRA, PAPEL, TECIDOS, ÓLEOS, GRAXAS, CARVÃO e etc. Calor é o elemento que serve para dar início a um incêndio, que o mantém e que promove a sua propagação.
Alguns exemplos são: O hidrogénio (combustível) arde no seio do cloro (comburente). Os metais dos dois primeiros grupos da Tabela Periódica (lítio, sódio, potássio, magnésio, etc.) ardem no seio do vapor de água (comburente)
A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio. Alguns exemplos são as queimas de madeira, papel, gasolina, entre outros.
Combustão é uma reação química em que ocorre a oxidação, completa ou incompleta, de um combustível por ação de um comburente, liberando calor.
O fogo pode se propagar: Pelo contato da chama em outros combustíveis; • Através do deslocamento de partículas incandescentes; • Pela ação do calor. É a forma pela qual se transmite o calor através do próprio material, de molécu- la a molécula ou de corpo a corpo.
O ponto de fulgor, também conhecido como flash point, é a menor temperatura do fluido na qual há a liberação de vapores suficientes para que em contato com o oxigênio do ar atmosférico forme-se uma mistura que exposta a uma fonte de ignição se inflame sem a sustentação do fogo, ou seja, em uma visão superficial o ponto ...
Ponto de Ignição ou Autoignição
É a temperatura mínima em que ocorre uma combustão sem uma fonte externa de ignição, somente pela alta temperatura aplicada, quando o simples contato dos vapores com o oxigênio do ar já é suficiente para estabelecer a combustão.
O que é o fogo? É o elemento que ativa e da vida a combustão. Há outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustíveis, no entanto, na maioria do casos, o mais comum é o oxigênio. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão.
Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.
Além de destruir a vegetação nativa e matar muitos animais selvagens, um incêndio florestal também pode causar sérios prejuízos financeiros e, até mesmo, colocar em risco a vida de pessoas e de animais domésticos.
1 calor, brasa, lume, língua de fogo, labareda, flama, chama. Local onde se faz fogo: 2 facho, fogacho, archote, fogão, fogaréu, fogueira, fósforo, isqueiro, lareira, lumieira, tocha.
Ao queimar o combustível, o calor gerado aquece a água de uma caldeira, que se transforma em vapor, que gira uma turbina, transformando a energia térmica (calor) em energia cinética (movimento) e depois em energia elétrica.
Nenhum. Como o fogo não é formado por matéria, ele não pode ser encaixado em nenhum estado físico. Apesar de vermos e sentirmos a chama, ela é só energia.
Combustão 5º Ano A Combustão é o processo de queima, uma reação química entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente).
Pode-se definir a combustão ou queima, como uma reação química envolvendo um material combustível e um material comburente (geralmente o oxigênio), com liberação de energia na forma de calor.
A importância da combustão pode ser aferida pela sua participação na produção total de energia: cerca de 80 % da energia no mundo, inclusive o Brasil, é produzida através de processos de combustão de derivados de petróleo, gás natural, carvão ou biomassa.
Como os humanistas se posicionavam em relação à religião e à Igreja?
Qual o valor da escritura de um imóvel em Guarulhos?
O que é a alma para os povos gregos?
O que tira espuma expansiva da porta?
Qual o formato do contrato social?
Porque os incas se expandiram?
Como eliminar estrias profundas?
Quais povos desempenharam o papel junto aos gregos?
O que o governo pode planejar usando os indicadores sociais?
O que é bom para tirar estrias?
Quem são os indicadores sociais?
Qual a importância da vinda de imigrantes para a formação do povo brasileiro?
Qual é o idioma mais falado na Índia?
O que quer dizer modernidade líquida?
Como os incas levavam as pedras?