O que é praga na agricultura? As pragas consistem em uma população de organismos capazes de causar danos às plantas, seus produtos e subprodutos. No geral, os danos podem afetar o rendimento ou a qualidade do produto a ser consumido.
Praga: qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais (FAO, 2006).
Pragas são insetos que parasitam plantas, causando-lhes algum tipo de prejuízo. Alguns causam danos diretos, como lagartas e besouros, que atacam folhas, frutos, raízes e tubérculos. Outros são vetores de doenças, como tripes e pulgões, que podem transmitir viroses.
Os principais exemplos são baratas, moscas, pernilongos, formigas, escorpiões, morcegos, ratos, pombos, caramujos, entre outros. Estes se encaixam na lista de animais sinantrópicos, expressão utilizada para designar animais que habitam locais próximos ao homem e se adaptam a viver junto deste.
As Pragas agrícolas são organismos que reduzem a produção das culturas, seja por atacá-las, por serem transmissores de doenças ou por reduzirem a qualidade dos produtos agrícolas.
19 curiosidades que você vai gostar
Caso verifique algo fora do comum, o próximo passo é reconhecer o tipo de praga para, só então, optar por um tratamento.Ácaros. Os ácaros são pequenos e difíceis de visualizar, mas deixam as folhas enrugadas (Foto: Saberes do Jardim / Reprodução) ... Cochonilhas e pulgões. ... Formigas. ... Lesmas e caracóis. ... Ervas daninhas.
alguns exemplos de pragas são: a traça-do-tomateiro, a traça-das- crucíferas, a lagarta-do-cartucho do milho, além da vaquinha, mosca-branca e os pulgões que atacam diversas plantas cultivadas (tabela 1). muitos insetos não comem plantas, mas alimentam-se de outros insetos e ajudam a manter o equilíbrio na natureza.
Um inseto só pode ser considerado praga quando atinge um determinado índice de dano econômico para a cultura plantada. Dependendo da espécie, do tamanho populacional da praga, da fase de desenvolvimento, estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, pode haver maior ou menor prejuízo, em quantidade e em qualidade.
Baratas, formigas, mosquitos e ratos são algumas das pragas urbanas recorrentes em diversas cidades brasileiras - principalmente no verão, quando buscam alimentos e abrigo. Esses e outros animais podem trazer sérios riscos à saúde após uma proliferação indesejável.
Pragas urbanas são espécies de insetos ou animais que infestam os campos e cidades provocando danos à nossa saúde. E podem picar, morder, danificar alimentos e objetos e ainda transmitir doenças ao homem.
O tipo de estrago também é diferente: quando há uma praga, a diferença entre a parte sã da planta e a parte atacada é flagrante. As doenças, ao contrário, não deixam fronteiras perceptíveis entre a zona sã e a zona doente.
A primeira foi a transformação da água do rio Nilo em sangue, seguida por invasões de rãs, piolhos, moscas, morte do gado, chagas, chuva de pedras, nuvens de gafanhotos, trevas e morte dos primogênitos. Ao fim de tantas tragédias, Ramsés II, finalmente, concordou com a saída dos hebreus do Egito.
As dez pragas do EgitoPrimeira praga: a água foi convertida em sangue. ... Segunda praga: rãs. ... Terceira praga: Mosquitos. ... Quarta praga: Moscas. ... Quinta praga: Peste nos animais. ... Sexta praga: Úlceras. ... Sétima praga: Chuva de pedras. ... Oitava praga: Gafanhotos.
Essa inadequação pode ter origem em diversos fatores, como o clima impróprio, a umidade do ar elevada ou baixa, luminosidade inadequada, excesso ou falta de irrigação, deficiência nutricional ou até mesmo o excesso de adubação.
Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. Diferem dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida com as finalidades de companhia (cães, gatos, pássaros, entre outros), produção de alimentos ou transporte (galinha, boi, cavalo, porcos, entre outros).
Sem o controle populacional desta ave, que se adaptou muito bem às cidades brasileiras, hoje, ela se tornou uma praga urbana, pois além de se reproduzirem em grandes números, a falta de predadores também contribuiu para a proliferação desta ave que é capaz de transmitir doenças, que podem até ser fatais ao ser humano.
Cuidados basicosUtilize ralos protetores para evitar a entrada de visitas desagradaveis.Mantenha os alimentos sempre em recipientes fechados.Coloque o resto do lixo em locais adequados.Mantenha as janelas fechadas, quando necessario, para evitar a entrada de pernilongos, baratas e outras pragas.
Como pragas chave ou principais, são consideradas aquelas que com freqüência provocam danos econômicos, exigindo medidas de controle. Como pragas secundárias são consideradas aquelas que embora causem injúrias à cultura, raramente provocam danos econômicos.
São exemplos de insetos: besouros, borboletas, percevejos, mosquitos, gafanhotos, entre tantos outros.
...
Ordem Hymenoptera: abelhas, vespas, cupins e formigasFormigas.Abelhas.Insetos sociais.
1 jura. Surto: 2 epidemia. 3 calamidade, desgraça, execração, flagelo, imprecação, maldição, peste, pinima.
Os danos diretos são provocados devido à sucção contínua de seiva, que prejudica o crescimento da planta atacada. Essa praga causa o encarquilhamento das folhas. Os danos indiretos ocorrem com a picada do inseto, que favorece a inoculação de vírus causadores de moléstias.
Para combater esse tipo de praga de jardim, passe uma escovinha na planta com água e sabão de coco retirando as partes mais atacadas. Se a cochonilha estiver no substrato, submerja a planta em um vaso de água com umas gotinhas de detergente.
O método de controle mais comum é o uso de soluções caseiras, como água e sabão; álcool etílico, detergente e água quente; e fumo com pimenta malagueta. “As soluções devem ser borrifadas nas plantas uma vez por semana durante todo mês até a erradicação da praga”, ensina Fabiana.
Mancha-de-estenfílio (Stemphyllium spp.)Mela-de-rizoctonia (Rhizoctonia solani)Murcha-de-fusário (Fusarium oxysporum fsp. ... Murcha-de-verticílio (Verticillium dahliae)Pinta-preta (Alternaria solani)Podridão-de-esclerócio (Sclerotium rolfsii)Requeima (Phytophthora infestans)Septoriose (Septoria lycopersici)
O dia virou noite por causa das moscas
Mesmo com a cabeça coçando, a Bíblia conta que Ramsés II continuou desafiando Deus. Veio então a quarta das 10 pragas do Egito: uma nuvem de moscas. Como as moscas causam incômodo e transmitem doenças, Deus atacou a saúde e o conforto dos egípcios. Entretanto, poupou os hebreus.
Como ser uma boa vendedora de loja de roupa infantil?
Como limpar semijoias Dourada?
Como limpar placa de vídeo com álcool isopropílico?
Como funciona a câmera IP da Intelbras?
Como limpar chopeira de alumínio?
Como fazer a defesa de uma multa de trânsito?
Quanto tempo demora a aprovação da Casas Bahia?
Como funciona a dedução no Simples Nacional?
O que passar no telhado para evitar umidade?
Pode lavar Acquablock na máquina?
Como funciona a corrida no atletismo?
Como funciona a democracia do Brasil hoje?
O que fazer para limpar relógio?
Como tirar tinta de caneta na bolsa?
Como é feita a correção pelo IPCA?
Qual o valor de uma dependência na faculdade unip?
Como escolher o tamanho de uma tipoia?
Como descobrir o CODE da chave Fiat?
Como tirar manchas de pia de louça?
O que acontece se eu for reprovado em uma matéria da faculdade?