Esse processo foi descoberto por Charles Goodyear (1800-1860) em 1838. Ele percebeu que uma mistura de borracha e enxofre que caiu sobre o fogão quente não chegou a derreter, mas apenas queimou um pouco. Com isso, ele percebeu que com a adição de enxofre, a borracha tornava-se mais resistente.
Escolha uma fonte de calor. As escolhas mais comuns são usar o forno ou um secador, mas pessoas realmente criativas vão além, colocando sapatos com sola de borracha no radiador do carro ou atrás da geladeira (outro clássico).
Existem várias teorias para explicar o processo de degradação das borrachas, alguns dos quais incluem a formação de radicais livres. ... Cisão das cadeias moleculares, normalmente a borracha diminui de dureza – amolece e chega a tornar-se pegajosa; Reticulação e cisão molecular; resulta um endurecimento da borracha.
Em altas temperaturas, porém, a borracha se torna pegajosa ou derrete. Nas baixas temperaturas, a borracha se torna frágil.
O Solvente para borracha Constitui-se de compostos orgânicos inflamáveis, obtidos a partir do fracionamento de naftas e purificado através do processo de peneiras moleculares ou hidrogenação, para eliminação do benzeno.
42 curiosidades que você vai gostar
A borracha endurecida (por exemplo, ebonite) é obtida por vulca- nização da borracha com uma elevada proporção de enxofre, até que esta perca, praticamente, a flexibilidade ou a elasticidade.
A vulcanização, que é um tratamento por enxofre (2 a 4%) a quente (110ºC), realizado sob pressão ou em estufas, torna-a mais elástica e praticamente insolúvel.
Molhe primeiro os pneus com água. Em seguida, pegue os trapos embebidos em querosene e enrole-os em volta dos pneus. Embrulhe-os com papel laminado até antes da corrida. Isso amaciará a borracha para criar o efeito que você precisa.
Coloque a borracha em água quente por 10 minutos. Em seguida, veja se ela amoleceu um pouco, caso contrário, mantenha-a na água até amaciar mais. Aproveite para limpar qualquer sujeira que houver com um pano limpo.