Como vimos no capítulo anterior, a noção geral que os gregos tinham sobre a alma, se constituía de uma objetividade do elemento espiritual, de tal forma que todo o grupo social se encontrava intimamente vinculado a seus mortos, e estes a eles, num completo interagir dinâmico, caracterizado e sancionado pela religião ...
Nos tempos homéricos, o grego antigo não apresentava uma visão de corpo e mente bem definido. Isto ocorre somente quando surge uma forma de pensar própria da civilização grega, possibilitando a formação das bases do pensamento ocidental.
Dessa forma, havia na cultura grega a preocupação com o estado da alma, mas também com o aspecto do corpo. Desse modo, Platão compreendia o corpo do homem grego como o responsável pela representação da alma, sendo esta exaltada a partir do mundo conhecido como “mundo das ideias”.
O próprio termo psicologia vem do grego Psyché, que significa alma, e de logos, que significa razão. ... É com Sócrates que a Psicologia na Antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais, ele postulava que a principal característica humana era a razão.
Como é o nome do papel cartão?
Quanto tempo dura o limão espremido?
O que significa castidade para os católicos?
Qual é o desfecho do livro Os Miseráveis?
O que pode ser dores nos ossos e articulações?
Como se chama quem nasce na Bielorrússia?
O que acontece depois de Korra?
Quais são os signos mais desejados?
Qual banco está por trás do Banco Original?
O que é desenho abstrato e figurativo?
É possível que a pessoa que não é funcionário público venha a responder por peculato?
Quanto de oxigênio o ser humano precisa por dia?
O que é necessário para pedir auxílio-doença?
Por que os tumores benignos podem oferecer risco ao organismo humano?