A cotagem é normalizada pela norma ABNT/NBR 10126/1987. Para interpretar desenhos cotados você̂ deve conhecer três elementos básicos: cota ou valor numérico, linha de cota e linha auxiliar. Os elementos de cotagem aparecem dispostos no desenho técnico de acordo com as caracterÃsacas das pecas.
As cotas devem ser apresentadas em desenho em caracteres com tamanho suficiente para garantir completa legibilidade, tanto no original como nas reproduções efetuadas no microfilmes (conforme NBR 8402). As cotas devem ser localizadas de tal modo que elas não sejam cortadas ou separadas por qualquer outra linha.
A cotagem, no sentido mais estrito, é a representação gráfica no desenho das caracterÃsticas de um elemento, através de linhas, sÃmbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. A cotagem normaliza o intercâmbio das informações entre as diversas partes envolvidas no projeto.
As regras de cotagem segue a NBR 10126, onde mostra que para a cotagem de um desenho são necessários três elementos.
COTAGEM é a indicação das medidas das peças em seu desenho. Para a cotagem de um desenho são necessários três elementos: a) Linha de Cota; b) Linha auxiliar; e c) Cota.
É a linha onde marcam os pontos que limitam um ambiente ou uma parede, especificando nesta o seu valor, normalmente expresso em metros. O projeto que apresenta todas as cotas necessárias à sua execução é chamado de um projeto cotado.
Linhas de Cota – são linhas retas ou arcos, normalmente com setas na extremidade, a traço contÃnuo fino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão define.
Linhas de chamada/auxiliar: são linhas finas, paralelas entre si, que limitam a dimensão indicada pela cota. Elas não devem encostar no desenho.
Elementos de cotagem Desenho técnico mecânico Linhas de cota: São linhas contÃnuas estreitas com setas ou traços oblÃquos nas extremidades Neste exemplo, a linha de cota é limitada pelo próprio contorno do desenho.
De um modo global e dado que nem sempre os elementos a cotar são rectilÃneas definem-se dois tipos fundamentais de cotagem: Linear: linhas de cota rectilÃnea. Angular: linhas de cota não rectilÃneas.
Insisto, no tienes que tener dos tipos de cotas, en una sola tendrás lo que quieres. Y recuerda, si esto lo quieres para siempre, lo has de hacer en la plantilla, aunque existe otra manera y no quiero liarte mas. Un saludo. Siempre parece imposible hasta que se hace.
En la figura de abajo, se puede ver un ejemplo de las diferentes clases de cotas en función de su importancia y la misión que ocupan en el conjunto. Las cotas en función de su contenido en el plano se clasifican en: Cotas de dimensión (D). Cotas de situación (S).
Para determinar las cotas en función de su importancia es preciso conocer el mecanismo al que pertenece, el lugar que ocupa, sus condiciones de montaje dentro del conjunto, superficies contiguas de contacto asà como los posibles movimientos de la misma. Las cotas en función de su importancia se clasifican en:
LÃnea de cota Es una lÃnea de trazo fino y continuo, que es paralela a la magnitud a medir. Las lÃneas auxiliares deben sobrepasarla, aunque muy ligeramente. En los extremos de la lÃnea de cota se colocan flechas (o sÃmbolos similares alternativos), que indican el comienzo y el final de la medición.
Porque a zebra não pode ser domada?
Porque o gerundismo é inadequado?
O que é planejamento operacional exemplos?
Quem inventou o termo sociedade?
O que pode acontecer se não pagar o cartão de crédito?
Qual a importância do esporte para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva?
Quem paga os honorários do perito judicial?
Como transformar multa em advertência online?
Como faço para registrar uma logomarca?
Como fazer um requerimento no INSS?
Que remédio caseiro é bom para cortar a tosse?
O que diz a lei da conservação da energia?
Quantas vezes por dia tem que tomar Predsim?
Qual a diferença entre ovÃparos e mamÃferos?
Qual a ordem certa shampoo condicionador e máscara?