A competitividade pode ser algo extremamente positivo e saudável. ... No universo corporativo, ser um profissional competitivo quer dizer estar em uma busca constante para ser sempre o melhor de si. Ao contrário da competição, que está diretamente ligada a superar o outro, vencer um adversário.
As pessoas agressivas e competitivas não hesitam em dominar, manipular e até mesmo se apropriar das nossas conquistas para tirar vantagem de qualquer forma possível. São perfis altamente prejudiciais que criam ambientes de trabalho caracterizados pelo estresse e pela ansiedade.
Confira as dicas de duas especialistas para não se deixar intimidar pela competição exagerada dentro da empresa
Por que as pessoas competem? Pessoas muito competitivas são inseguras, sofrem de baixa autoestima e falta de autoconfiança. A maioria desses indivíduos não compete para se superar e conquistar o seu lugar, mas para se sentirem melhores que os outros.
Uma empresa competitiva é aquela que sabe se posicionar no mercado e, para isso, um bom trabalho de marketing é cada vez mais indispensável. O consumidor, hoje, espera se comunicar com as empresas a todo momento e ser parte integrante dessa rotina operacional e gerencial.
Quando os líderes de equipe apresentam uma classificação dos funcionários, mostrando quem está mais próximo de determinado objetivo, isso naturalmente aumenta o nível de competição entre eles — especialmente se houver um prêmio para “conquistar”.
Como fazer o seu negócio ser mais competitivo?
Muita gente, no entanto, confunde ser competitivo com ser competidor. Mas existe uma grande diferença entre esses dois termos. O funcionário competidor é o que pensa em ganhar do outro, vencê-lo, superá-lo a qualquer custo, e que acaba criando um clima de competição dentro da própria equipe e no dia a dia da empresa.
Veja abaixo alguns exemplos!
Ser uma pessoa competitiva é muito bom por ser uma capacidade de alavancar resultados altamente satisfatórios. Mas quando levado muito além da ética e respeito mútuo, o profissional pode acabar não fazendo a sua parte, pensando no coletivo, podendo beneficiar seu departamento, porém prejudicando outros.
Um excelente método para desenvolver essas soluções é o Design Thinking, que usa práticas colaborativas e de experimentação para resolver problemas. Para te ajudar a identificar a vantagem competitiva vamos considerar os ensinamentos de Michael Eugene Porter.
Qualquer empreendedor que se preze vive em busca de uma vantagem competitiva. Afinal, é isso que o coloca à frente dos concorrentes e diferencia a empresa das demais no mercado. E é também por isso que profissionais buscam estar um passo à frente na corrida mercadológica. Até porque, no atual mundo digital, não há como ser diferente.
No universo corporativo, ser um profissional competitivo quer dizer estar em uma busca constante para ser sempre o melhor de si. Ao contrário da competição, que está diretamente ligada a superar o outro, vencer um adversário.
O que quer dizer a palavra advém?
Como medir a sobrancelha para fazer o design?
O que significa a palavra Arranha-céu?
Em quais situações o acento bóia?
Como se diz secador de cabelo em inglês?
Como se diz WhatsApp em inglês?
O que é a palavra atrapalhado?
Como ler livros online infantil?