Quando estamos sob o efeito de emoções negativas, os neurotransmissores interferem nas ondas peristálticas (movimento do intestino), podendo torná-la mais lenta, o que causa a constipação, ou até diarreia.
“Quando você está angustiado, mensageiros químicos transmitem sinais do seu cérebro para o seu intestino. ” Às vezes, seu intestino responde a esses sinais com sintomas físicos, incluindo diarreia, náusea ou constipação.
Um dos aspectos mais interessantes da diarreia é que ela pode na verdade ser um sinal de que você está sofrendo de ansiedade, e não apenas um sintoma daquela ansiedade. A ansiedade é a ativação da reação "luta ou fuga " quando nenhum perigo está presente.
Esses nervos estão constantemente enviando e recebendo sinais ao cérebro. "O estresse crônico e a ansiedade liberam, no cérebro, o CRH [hormônio liberador de corticotrofina], que tem efeitos como espasmos e diarreia, bem como dores crescentes", explica Daniela.
10 sintomas físicos de doenças emocionais
Um sistema muito afetado pelo estresse e ansiedade é o gastrointestinal. Dores, má digestão, mal-estar no abdômen, diarreia e azia são alguns dos sinais. Consequentemente, ansiedade excessiva e estresse agudo podem alterar as funções gastrointestinais por meio do sistema nervoso.
Você já teve prisão de ventre ou diarreia quando estava estressado ou nervoso? Isso acontece porque o intestino tem seu próprio sistema nervoso, que está ligado ao cérebro através de ramificações.
Os factores psicossociais influenciam a fisiologia real do intestino, bem como os sintomas. Por outras palavras, o stresse (ou depressão ou outros factores psicológicos) pode afectar o movimento e as contracções do trato gastrointestinal, causando inflamação ou torná-lo mais susceptível à infecção.
O intestino é um órgão exposto a um grande número de substâncias que podem causar desconforto e outras condições. Como você sabe quando ocorre um problema? O intestino é um órgão visceral localizado na altura do abdômen, entre o estômago e o reto. Ele faz parte do aparelho digestivo e se divide em duas grandes porções.
O coração, o fígado e os rins que nos perdoem, mas não há órgão mais fascinante que o intestino. A começar pelo seu tamanho descomunal: se abríssemos e esticássemos seus dois trechos – o delgado e o grosso -, ele ocuparia uma área de 250 metros quadrados, o equivalente a uma quadra de tênis.
A maneira mais simples de localizá-los é através dos incômodos sintomas na área onde o intestino se situa. Dores no abdômen, incômodo estomacal e inchaço são os principais indicadores.
Quanto é que tá a passagem para Brasília?
Como temperar a manteiga de cacau?
Como funciona o cérebro de uma pessoa ambidestro?
Qual papel do controle interno?
Quanto é o desconto por falta no trabalho?
Quais são os tipos de controle de ar-condicionado?
Como montar um cardápio vegetariano para semana?
O que quer dizer Limite de crédito parcelado?
Como são os olhos desses animais invertebrados?
Como é a primeira consulta com um nutricionista?
Qual é o papel do gestor escolar?