O Petróleo ocorre normalmente em rochas sedimentares depositadas sob condições marinhas.
Ele só pode ser achado nas chamadas bacias sedimentares, terrenos formados por camadas de minério e material orgânico acumulado ao longo de milênios. (Esse material orgânico, feito dos restos mortais de milhões de microorganismos, é que constitui o petróleo.)
Assim, o petróleo é formado pelo processo de decomposição da matéria orgânica: restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra.
Mas sob ação de bactérias anaeróbicas, ela decompôs-se ao longo de milhões de anos, gerando o petróleo. O petróleo fica armazenado no interior de poros ou espaços vazios de rochas impermeáveis (arenito), chamadas de rochas-reservatório. É daí que vem o nome petróleo, que significa óleo de pedra.
Primeiramente, o petróleo passa por processos físicos, como filtração e decantação, que retiram a água e impurezas, por exemplo, areia, argila e pedaços de rocha. Após isso, os derivados do petróleo são obtidos no processo de refino. As frações são separadas em torres de destilação, sob pressão atmosférica e a vácuo.
O petróleo também é utilizado como matéria-prima para inúmeros materiais que fazem parte do nosso cotidiano. O craqueamento térmico do petróleo quebra moléculas maiores, como a querosene (C 12 H 26 ), e transforma em frações comercializáveis.
Como saber se um imóvel tem restrição?
Como se constitui um município?
Quantos saques gratuitos Bradesco?
Como se organizar para ir morar junto?
Como recuperar código de acesso Simples Nacional?
Quais são os princípios do conhecimento?
O que é uma virtude espiritual?
Quais são os alimentos feitos com farinha branca?
Quais são os principais tipos de empreendedores?
Como são classificados os cimentos?
Como consultar o saldo do VEM comum?
Quais são os pré-estômagos dos ruminantes?
Qual a idade em que a criança já deve desenhar?
O que faz o ovo explodir no microondas?