De acordo com o art. 482, “f” da CLT, a embriaguez habitual engloba dois tipos de justa causa por embriaguez: embriaguez habitual ou embriaguez em serviço.
O CECOM oferece tratamento para todos os funcionários que apresentem problemas relacionados ao uso de álcool, tabaco ou outras drogas. Basta entrar em contato com a assistente social do CECOM (ramal 89025/89026) para agendar a triagem na saúde mental, que é realizada duas vezes por semana.
A Consolidação das Leis do Trabalho - CLT prevê, no artigo 482, alínea "f", a embriaguez (habitual ou em serviço) como falta grave por parte do empregado, sendo este um dos motivos que constitui a extinção do contrato de trabalho por justa causa.
EMBRIAGUEZ NO TRABALHO - DOENÇA OU MOTIVO PARA JUSTA CAUSA? A Consolidação das Leis do Trabalho - CLT prevê, no artigo 482, alínea "f", a embriaguez (habitual ou em serviço) como falta grave por parte do empregado, sendo este um dos motivos que constitui a extinção do contrato de trabalho por justa causa.
O art. 456-A da CLT (inserido pela Reforma Trabalhista) dispõe que cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.
De acordo com a visão jurisprudencial a embriaguez habitual (crônica) é aquela que ocorre reiteradamente, de forma contínua fora ou dentro do ambiente de trabalho, já a embriaguez no trabalho, é aquela ocasional, isolada e necessariamente deve ser dentro do ambiente de trabalho, ou ainda, basta que o empregado se ...
A justa causa só se justifica se o funcionário já tiver sido encaminhado pela empresa para tratamento no INSS, por se tratar de indício de uma doença, e, ainda assim, volte a trabalhar embriagado. O tribunal também avaliou que, para atestar a gravidade da falta, é necessário comprovar o grau de embriaguez do trabalhador.
A embriaguez pode ser dividida em habitual (crônica) ou embriaguez "no trabalho" (ocasional). Esta se dá necessariamente no ambiente de trabalho e aquela, constitui um vício ou até mesmo uma enfermidade em razão da reiteração do ato faltoso por parte do empregado, podendo ocorrer tanto dentro quanto fora do ambiente da empresa.
Embriaguez em serviço é falta grave, conforme determina o artigo 482 da CLT — Consolidação das Leis do Trabalho. Logo, o empregado que chega alcoolizado para trabalhar pode ser demitido por justa causa.
O empregador pode tomar uma das três atitudes quando o funcionário é preso: 1 Manter o contrato de trabalho até que o trabalhador seja libertado; 2 Rescindir o contrato sem justa causa; 3 Rescindir o contrato com justa causa. More ...
Quais são os três tipos de rochas que formam a crosta terrestre?
O que é homologação de acordo extrajudicial?
Como as bactérias podem ser classificadas quanto ao tipo de parede celular?
O que é a garantia exigida Day-trade?
Quais são as cores e o formato das placas educativas?
Como funciona a integração ônibus e metrô?
Como podem ser classificadas as células eucariontes?
Como funciona o contrato de experiência de 90 dias?
Como é classificada a doença periodontal atualmente?
Quais são os componentes da infraestrutura de TI?
O que é a glicólise é como ela ocorre?
Quantas gramas tem um dosador de creatina?
Quais são os direitos e os deveres dos advogados?
Quanto paga a dezena no jogo do bicho?
Quem pôde acompanhar a perícia trabalhista?