O termo doença endêmica ou endemia é utilizado para definir qualquer doença localizada ou com uma grande incidência em um espaço limitado denominado de “faixa endêmica”, seja esse um estado ou um país.
Definição de endemia A dengue, por exemplo, é considerada uma doença endêmica na região sul da Bahia e no sudeste, pois possui um alto grau de continuidade, nestas regiões. Com isso, são consideradas doenças endêmicas aquelas que atingem uma população de uma região geográfica específica.
Se uma doença existe apenas em uma determinada área diz-se que é endêmica; se a doença é transmitida para outras populações e infesta mais de uma região, diz-se que há uma epidemia; se a doença se alastra de forma descontrolada, espalhando-se pelos continentes ou pelo mundo, tem-se uma pandemia .
Segundo uma especialista em doenças infecciosas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Rosalind Eggo, “uma infecção endêmica está presente em uma área permanentemente, o tempo todo, durante anos”, como a varicela e a malária; epidemia “é o aumento nos casos, seguido por um pico e depois diminuição” e ...
A epidemia pode, também, ser o surto de agravamento de uma endemia. Uma das causas para a o crescimento da doença é a migração de pessoas da região Nordeste portadoras da esquistossomose, que deslocaram-se para as regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul em busca de melhores condições de vida.
Segundo uma especialista em doenças infecciosas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Rosalind Eggo, “uma infecção endêmica está presente em uma área permanentemente, o tempo todo, durante anos”, como a varicela e a malária; epidemia “é o aumento nos casos, seguido por um pico e depois diminuição” e ...
Endemia é uma doença infecciosa que ocorre em um dado território, e que permanece provocando novos casos frequentemente. Já epidemia é o grande número de casos de uma doença num curto espaço de tempo.
Endemia pode ser definida como a frequência de uma determinada doença, estando normalmente relacionada com uma região devido a fatores climáticos, sociais, higiênicos e biológicos. Dessa forma, uma doença pode ser considerada endêmica quando os casos acontecem com uma certa frequência em determinado local.
Estas doenças, são aquelas que não podem ser classificadas de acordo com seu número de ocorrência, ou seja, em valores quantitativos. As doenças endêmicasdizem respeito a aquelas que se desenvolvem com frequência em um território, e não se espalhando por outras comunidades, sendo chamadas pela alcunha de “endêmicas típicas”.
As doenças endêmicassão um grande fator de risco em muitas áreas do planeta até os hoje. No entanto, é importante frisar que com a evolução da indústria médica, farmacêutica e bioquímica ao longo dos anos, foi possível diminuir com o número de óbitos e aumentar com o número de pessoas recuperadas (dependendo da doença).
Algumas doenças endêmicas podem ser causadas por agentes etiológicos ou vetores endêmicos, ou seja, espécies que não conseguem sobreviver em outros lugares. A transmissão da malária, por exemplo, depende do mosquito prego, que é endêmico da região norte, por essa ser uma região úmida e quente que favorece a sobrevivência desse vetor.
Doenças epidêmicas A história da humanidade foi marcada por algumas doenças epidêmicas, como a peste negra, a cólera e a gripe espanhola, que fizeram inúmeras vítimas.
Quanto custa o visto de estudante para os EUA?
Como ir do Aeroporto de Guarulhos ao centro de São Paulo?
Como usar argila para fazer artesanato?
O que colocar em cima de um aparador de vidro?
Como funciona um conversor digital para TV?
Como adicionar a Júlia MineGirl no Roblox?
O que é bom para amaciar costela?
Como citar uma frase de um autor em uma redação?
Como usar as cores complementares em decorações?
O que é um ponto vermelho na tela do Apple Watch?
O que as cores complementares nos causam?