Podem ocorrer as seguintes reações adversas: Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizaram este medicamento): dor de cabeça, mialgia (dores musculares), astenia (sensação geral de fraqueza), prisão de ventre, vertigem, náusea (enjôo) e dor abdominal.
Inibidores de protease
Aumento de 2 vezes ou mior que 2 vezes na ASC da rosuvastatina | |
---|---|
Esquema posológico da droga coadministrada | Esquema posológico de rosuvastatina |
Itraconazol 200 mg uma vez ao dia, 5 dias | 10 mg ou 80 mg, dose única |
Ezetimiba 10 mg uma vez ao dia, 14 dias | 10 mg, uma vez ao dia, 14 dias |
A Rosuvastatina cálcica age inibindo o funcionamento de uma enzima chamada HMG-CoA , que é fundamental para a síntese de colesterol. Os efeitos do medicamento começam a ser observados após 4 semanas da ingestão do remédio, e os níveis de gordura se mantêm baixos se o tratamento for feito de maneira adequada.
Em uma semana : A Sinvastatina passa por ampla extração hepática de primeira passagem. Consequentemente, a disponibilidade do fármaco ativo na circulação sistêmica é baixa.
Contra-Indicações: Hipersensibilidade à rosuvastatina cálcica ou aos outros componentes da fórmula. Pacientes com doença hepática ativa. Durante a gravidez e a lactação. Interação: Aumento do tempo de sangramento ou de protrombina com anticoagulantes orais, ácido nicotínico.
Distúrbios gastrointestinais: sinais gastrointestinais e sintomas (dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e flatulência); Distúrbios hepatobiliares: elevações das transaminases.
Qual a diferença entre Rosuvastatina e Rosuvastatina calcica? Não há diferença. Na verdade é a mesma substância, apenas minimizam o nome em determinadas situações.
Em comparação com outras estatinas, rosuvastatina tem uma meia-vida relativamente longa, o que pode permitir a administração deste medicamento em uma base em dias alternados.
Rosuvastatina serve para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídios no sangue, evitando a evolução e prevenindo doenças cardiovasculares.
A principal diferença reside na potência da estatina. A sinvastatina 20 mg reduz em média 26% do LDL colesterol, a atorvastatina 37% e a rosuvastatina 46%. Portanto, a escolha da estatina deve ser individualizada, baseada no risco cardiovascular de cada paciente.
Para os pacientes com genótipo c.521CC ou c.421AA, recomenda-se uma dose máxima de 20 mg de rosuvastatina cálcica, uma vez por dia. - Terapia concomitante: a rosuvastatina é um substrato de várias proteínas transportadoras (por exemplo, OATP1B1 e BCRP).
A faixa de dose recomendada é de 10 mg a 40 mg, administrados por via oral em dose única diária. A dose de Rosuvastatina cálcica deve ser individual de acordo com a meta da terapia e a resposta do paciente. A maioria dos pacientes são controlados na dose inicial.
Efeitos colaterais da Rosuvastatina cálcica Dor de cabeça, dores musculares, sensação geral de fraqueza, prisão de ventre, vertigem, náusea e dor abdominal. Coceira, erupção na pele e reações alérgicas na pele.
Como tirar extrato do FGTS de empregada doméstica?
Tem como tirar todas as estrias?
Como é o funcionamento da Câmara dos Deputados?
O que a globalização trouxe para o Brasil?
O que é a fusão de uma empresa?
Como se livrar de uma pessoa falsa?
Quanto tempo demora um processo de pedido de guarda?
Como se chama uma pessoa que não consegue demonstra sentimentos?
O que fazer quando a pessoa está louca?
O que é logística reversa para que serve?
Qual é o princípio de funcionamento de um difusor?
Qual o processo de coleta seletiva?
Como fazer com que o WhatsApp ocupe menos espaço?
Como é o processo de estamparia digital?
Como fica a partilha na comunhão parcial de bens?
O que é e como funciona o processo de licitação?
Como funciona o empréstimo GoiásFomento?