Podem ocorrer as seguintes reações adversas: Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizaram este medicamento): dor de cabeça, mialgia (dores musculares), astenia (sensação geral de fraqueza), prisão de ventre, vertigem, náusea (enjôo) e dor abdominal.
Inibidores de protease
Aumento de 2 vezes ou mior que 2 vezes na ASC da rosuvastatina | |
---|---|
Esquema posológico da droga coadministrada | Esquema posológico de rosuvastatina |
Itraconazol 200 mg uma vez ao dia, 5 dias | 10 mg ou 80 mg, dose única |
Ezetimiba 10 mg uma vez ao dia, 14 dias | 10 mg, uma vez ao dia, 14 dias |
A Rosuvastatina cálcica age inibindo o funcionamento de uma enzima chamada HMG-CoA , que é fundamental para a síntese de colesterol. Os efeitos do medicamento começam a ser observados após 4 semanas da ingestão do remédio, e os níveis de gordura se mantêm baixos se o tratamento for feito de maneira adequada.
Em uma semana : A Sinvastatina passa por ampla extração hepática de primeira passagem. Consequentemente, a disponibilidade do fármaco ativo na circulação sistêmica é baixa.
Contra-Indicações: Hipersensibilidade à rosuvastatina cálcica ou aos outros componentes da fórmula. Pacientes com doença hepática ativa. Durante a gravidez e a lactação. Interação: Aumento do tempo de sangramento ou de protrombina com anticoagulantes orais, ácido nicotínico.
Distúrbios gastrointestinais: sinais gastrointestinais e sintomas (dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e flatulência); Distúrbios hepatobiliares: elevações das transaminases.
Qual a diferença entre Rosuvastatina e Rosuvastatina calcica? Não há diferença. Na verdade é a mesma substância, apenas minimizam o nome em determinadas situações.
Em comparação com outras estatinas, rosuvastatina tem uma meia-vida relativamente longa, o que pode permitir a administração deste medicamento em uma base em dias alternados.
Rosuvastatina serve para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídios no sangue, evitando a evolução e prevenindo doenças cardiovasculares.
A principal diferença reside na potência da estatina. A sinvastatina 20 mg reduz em média 26% do LDL colesterol, a atorvastatina 37% e a rosuvastatina 46%. Portanto, a escolha da estatina deve ser individualizada, baseada no risco cardiovascular de cada paciente.
Para os pacientes com genótipo c.521CC ou c.421AA, recomenda-se uma dose máxima de 20 mg de rosuvastatina cálcica, uma vez por dia. - Terapia concomitante: a rosuvastatina é um substrato de várias proteínas transportadoras (por exemplo, OATP1B1 e BCRP).
A faixa de dose recomendada é de 10 mg a 40 mg, administrados por via oral em dose única diária. A dose de Rosuvastatina cálcica deve ser individual de acordo com a meta da terapia e a resposta do paciente. A maioria dos pacientes são controlados na dose inicial.
Efeitos colaterais da Rosuvastatina cálcica Dor de cabeça, dores musculares, sensação geral de fraqueza, prisão de ventre, vertigem, náusea e dor abdominal. Coceira, erupção na pele e reações alérgicas na pele.
Como pintar o cabelo com suco passo a passo?
Qual o papel ideal para uso do lápis pastel?
Qual tinta para pintar Guarda-sol?
Como pintar o cabelo cacheado de preto?
Para que serve as marcas no braço do violão?
Como pintar uma parede de universo?
Como mudar a cor da letra do rádio CSS?
Como secar entrada do carregador?
Como tingir os cabelos de forma natural?
Qual tinta posso usar para pintar piso de cerâmica?
Como fazer homologação de energia solar?
Como se vingar de uma pessoa falsa é fofoqueira?
Como é o traje esporte fino para mulheres?
Como secar café em terreiro suspenso?