Alexitimia é um termo que diz respeito à marcante dificuldade em descrever emoções, sentimentos e sensações corporais. A palavra provém do grego, onde A indica ausência, lexis é palavra e timia, emoção. Um dos principais sintomas é a confusão entre sensações e sentimentos.
Você já ouviu falar ou conhece alguém que não conseguem expressar sentimentos, afeto ou carinho? Você se vê nessa situação? Pessoas com essas características podem ter a alexitimia – um transtorno psicológico que impede que alguém expresse os sentimentos e que não entende os códigos emocionais daqueles que os cercam.
Dicas para lidar com pessoas “sem sentimentos”
6 – Ouça as pessoas com atenção Sendo assim, lembre-se sempre de ouvir as pessoas com toda a sua atenção, evitando usar o tempo de fala delas para planejar o que irá dizer em seguida, pois assim estará colocando a conexão a perder e, sem ela, a comunicação eficaz simplesmente não acontece.
Vários são os motivos pelos quais as pessoas ficam quietas em situações que as machucam. Às vezes, isso acontece devido a pensamentos, como: “É melhor não piorar as coisas”, “Se eu falar vai dar briga”, “Não adianta falar, não vai mudar nada”, “Não quero magoar o outro”, “Ele/ela não vai entender”, etc.
Geralmente, esta indiferença forçada se justifica pelo medo que sentem da rejeição, pois tendem a acreditar que as demonstrações só serviriam para exaltar o outro, que por sua vez poderia não corresponder, o que geraria um mal-estar muito grande.
Pelo contrário: se não os expressamos acabamos nos sentindo frustrados e, muitas vezes, levados ao estresse, a prejuízos cognitivos, afetivos e sociais. Desânimo, irritação, ansiedade e tristeza são alguns dos sintomas emocionais mais comuns daqueles que guardam tudo que sentem para si.
Alexitimia é o nome dado pela Psicologia à dificuldade das pessoas em verbalizar suas emoções e sentimentos e sofrer em silêncio. Trata-se de um distúrbio afetivo apresentado por pessoas cuja personalidade se caracteriza pela incapacidade de reconhecer e falar de forma adequada sobre emoções e sentimentos.
Muitas vezes, elas são quem mais sofrem com esse comportamento: ao reprimir e bloquear sentimentos que precisam ser liberados, essas emoções podem encontrar uma forma de expressão por meio de doenças físicas ou emocionais. Confira algumas dicas de como lidar com pessoas “sem sentimentos”:
Mas na verdade todos nós sabemos que precisamos desses sentimentos para nos sentirmos bem, seja qual for, um abraço ou um apoio moral sempre foi uma ótima terapia para nós, mas quando se fala de demonstrar isso pra alguém, aí que a coisa complica…
© Depositphotos.com / HappyCity Reprimir e bloquear os sentimentos podem fazer com que o indivíduo desenvolva doenças físicas ou emocionais. Algumas pessoas têm uma personalidade mais racional e carregam uma resistência que as impede de demonstrar seus sentimentos.
Claramente, não têm a menor consciência dos seus próprios sentimentos e, assim, são incapazes de articular uma única palavra sobre o que estão a sentir. E por surgir desconforto perante situações que podem despoletar em si sentimentos, acabam por evitar as mesmas a todo o custo.
Como ser professor universitário?
Pode dar carne crua de frango para gato?
Quais bactérias formam endósporos?
Quanto custa montar um escritorio?
Qual a cobra mais venenosa do mundo 2020?
Quais os princípios do Relatório de Belmont?
Quanto ganha um cirurgião plástico nos estados unidos?
Quanto mede a baliza de futebol?
Quanto tempo devo esperar para lixar massa acrílica?
O que significa GG no Instagram?
Quanto dinheiro tem bill gates?
Como iniciar no ramo da construção civil?