Organismos extremófilos são aqueles que vivem em ambientes com condições que são consideradas adversas às formas de vida mais comuns do planeta. Nós tendemos a achar que nada sobreviveria nas condições que eles sobrevivem, que vão desde temperaturas e pH extremos a altos índices de radiação e salinidade.
Extremófilo é o organismo que consegue sobreviver ou até necessita fisicamente de condições geoquímicas extremas, prejudiciais à maioria das outras formas de vida na Terra. Os mais conhecidos extremófilos são micróbios.
Os extremófilos são organismos peculiares em vários aspectos. Os ambientes extremos em que vivem é bastante diversificado: podemos encontrar extremófilos que vivem sobre camadas de gelo (psicrófilos), que se banham em ácido sulfúrico (acidófilos) e que vivem em situações de hipersalinidade (halófilos).
São bactérias, arqueobactérias e eucariotos que sobrevivem em condições bastante perigosas para outros seres. As espécies de halobactérias, um gênero de arqueobactérias, também são exemplos de extremófilos.
Os micro-organismos que vivem em ambientes extremos, chamados de extremófilos, possuem adaptações no seu metabolismo que os permitem sobreviver a baixas temperaturas, alta concentração de sais, altas doses de radiação ultravioleta, ambientes muito ácidos e assim por diante.
26 curiosidades que você vai gostar
Alguns vivem em temperaturas altas e com poucos nutrientes. As fontes hidrotermais surgem de fendas vulcânicas no fundo do mar, por onde sobe magma (rocha líquida e incandescente). A água dessas fontes é rica em enxofre e, em certos pontos, a temperatura atinge 350C.
Veja as características comuns a todos os integrantes do Reino Monera: São unicelulares (possuem apenas uma célula) São procariontes (o seu material genético está disperso, não tem núcleo bem definido) Podem ser Anaeróbicas (respiração celular sem oxigênio) ou Aeróbicas (respiração celular com oxigênio)
Microrganismos psicrotróficos são deteriorantes que apresentam capacidade de multiplicação em temperatura de refrigera- ção (entre 0 e 7 ºC), independentemente da sua temperatura ótima de multiplicação (AL- MEIDA et al., 2000; SANTANA et al., 2001; FAIRBAIRN & LAW, 1986; SORHAUG & STEPANIAK, 1997).
As bactérias são seres procariontes, ou seja, não possuem a membrana nuclear, mais corretamente chamada de carioteca.
Como funciona o sistema motor?
Qual droga mais movimenta o tráfico?
Qual o melhor horário para tomar o atenolol?
Quais dados os cookies armazenam?
Como mudar de hábitos radicalmente?
Qual a maior árvore do Amazonas?
Qual é a característica de penas?
Como terminou o jogo do Atlético e Palmeiras?
O que diz a Bíblia sobre a injustiça?
Qual é melhor para dor de cabeça paracetamol ou ibuprofeno?
Quais são as ferramentas para fazer bijuterias?
Qual a importância dos 4 elementos da natureza?
Qual o tempo de vida de uma pessoa com Alzheimer?
O que é arranjo físico de uma operação produtiva?