O que fazer para evitar o bullying?
Uma forma de trabalhar com a prevenção do bullying é o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, contribuindo para a formação de alunos mais empáticos, que saibam lidar melhor com conflitos em geral.
Conversar com a criança vai permitir que ela expresse seus sentimentos em relação às agressões e ameaças que sofre. Evite fazer críticas e não minimize o problema. A criança precisa ser ouvida. Os pais devem relatar o bullying com crianças a um responsável na escola para tomar providências contra os agressores.
Se não receber a atenção adequada, uma criança que pratica bullying pode desenvolver comportamentos antissociais e agressivos até a vida adulta. Já a vítima pode desenvolver problemas de autoestima, fobias, depressão, ansiedade, exclusão social, e em alguns casos pode até cometer suicídio.
O comportamento agressivo tem se tornado comum dentro do espaço escolar, e devido à observação de atos de violência, de excesso de apelidos pejorativos aliados a baixo rendimento escolar dos alunos vítimas de “brincadeiras” é que surgiu o interesse e a motivação para explorar o tema bullying no espaço escolar.
Conversar com a criança vai permitir que ela expresse seus sentimentos em relação às agressões e ameaças que sofre. Evite fazer críticas e não minimize o problema. A criança precisa ser ouvida. Os pais devem relatar o bullying com crianças a um responsável na escola para tomar providências contra os agressores.
Como identificar o bullying no ambiente escolar
Acredita-se que prevenindo atitudes e eliminando comportamentos agressivos seja possível formar cidadãos sensatos, livres de preconceitos, determinados e mais seguros, que saibam lidar melhor com o cotidiano sem fazer o uso de agressões físicas, verbais e psicológicas.
Vale ressaltar que a escola não deve se concentrar em punir os alunos agressores, mas em instruí-los. Em tempos de intolerância, o mais indicado é adotar atitudes firmes e falas claras ao defender o respeito ao próximo e às diversidades. Para superar de vez o bullying nas escolas, é preciso escutar seus alunos.
Solicitar que cada aluno selecione uma figura (um caso de bullying) e construa um texto ilustrando aquela situação. Esta atividade possibilitará ao professor identificar como cada aluno compreende o assunto em questão. Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola.
Quais são as consequências para o aluno que é alvo de bullying? O aluno que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e vergonha. Em grande parte das vezes, rejeita ir à escola, usando todas as estratégias criativas de uma criança: dores frequentes, choro, motivos não necessariamente relacionados ao bullying.
Promover campanhas de conscientização, palestras e debates a respeito do bullying é uma ótima forma de combate e, principalmente, prevenção. Nesses eventos, é possível falar diretamente com alunos, mas, também, capacitar educadores para discussão e solução da prática nas escolas. ma boa ideia é passar filmes que os façam refletir sobre o tema.
Quais os efeitos da atividade da água nos alimentos?
Qual a relação entre os movimentos sociais e as políticas públicas?
O que podemos expressar através das artes visuais?
Como ocorre a reciclagem da matéria?
O que caracteriza uma substância ácida?
Qual a importância da prática de atividade física em meio à natureza?
O que fazer para preservar o património imaterial?
Como fazer o sabão com gordura?
Como solicitar Inscrição Estadual al?
Qual a relação da TPM com os sistemas de gestão da qualidade?
Como funciona o lucro da bolsa de valores?
Qual a relação do frevo com a Educação Física?
Como conseguir o tom caramelo?
Quais os benefícios da previdência privada?
Qual a importância da preservação da língua e da cultura indígena brasileira?