A ação de Lutero ainda influenciou outros movimentos protestantes na Europa, como o liderado por João Calvino, que originou o calvinismo, e o de Henrique VIII, que originou o anglicanismo.
O estopim da Reforma Protestante aconteceu em 1517, quando Martinho Lutero se deparou com o dominicano Tetzel que vendia indulgências em Wittnberg. Em resposta, no dia 31 de outubro, escreveu 95 teses que criticavam a Igreja Católica e Papa, fixando-os na porta da Catedral de Wittenberg.
A reforma luterana foi um dos primeiros movimentos do século XVI, onde as posições e práticas da Igreja são sistematicamente questionadas. No decorrer da Idade Média, ela rompeu os limites da religiosidade no conjunto de suas ações empreendidas.
Isto gerou uma disputa que, ao contrário da intenção de Lutero, levou ao cisma da Igreja e, após a sua morte, às chamadas guerras confessionais entre monarcas protestantes e católicos, resultando numa nova configuração do mapa europeu.
Questionamento da autoridade papal Esses críticos geralmente questionavam a oposição entre a riqueza da Igreja e a situação de pobreza dos fiéis. Além disso, pregavam a simplificação do culto e a adesão do Papa a uma vida cristã calcada na pobreza.
Inconformado com a indiferença papal, Henrique VIII obrigou o Parlamento britânico a votar uma série de leis que colocavam a Igreja sob o controle do Estado. No ano de 1534, o chamado Ato de Supremacia criou a Igreja Anglicana.
Dentre essas obras estavam o pagamento de impostos para Roma, a ajuda financeira na construção de igrejas, a doação de terras e de parte das heranças. ... Ao mesmo tempo em que o poder da Igreja aumentava, também crescia a corrupção dentre os clérigos.
Algumas das medidas adotadas pela Igreja na Contrarreforma foram a criação do Tribunal da Santa Inquisição, a fundação da Companhia de Jesus e a defesa dos dogmas católicos e da infalibilidade do Papa.
Uma vez que as críticas de Lutero se tornaram públicas, a reação da Igreja Católica foi a de tentar conter o monge alemão. As autoridades eclesiásticas não aprovaram as críticas, tanto que Alberto de Mainz enviou as 95 teses para que o Papa Leão X pudesse tomar conhecimento delas.
Como produzir o desenvolvimento de uma redação? Aprenda a fazer um desenvolvimento da sua redação dissertativa no vestibular com este resumo incrível e garanta já a sua vaga na universidade! O desenvolvimento é o espaço da argumentação.
Não é por menos que o início do texto tem essa denominação, uma vez que é responsável por fazer com que o leitor queira adentrar, fixar os olhos e ler o restante do texto. A introdução deve apresentar a ideia principal (tópico frasal) que será discutida não só no primeiro parágrafo, mas ao longo do texto!
A introdução é a primeira etapa de uma boa redação. Por isso, é importante utilizar boas palavras e frases para chamar a atenção do leitor, pois é nesse momento que deve ser despertado o interesse em continuar a leitura. Redação Dissertativa Argumentativa: exemplos, como fazer, pronta
O que atrasa a benção de Deus?
Quando o usopp volta pro bando?
O que é a introdução de um trabalho?
Quais são os medicamentos mais usados?
Quais os problemas do SUS hoje no Brasil?
Quanto o adobe stock paga por foto?
Como identificar salto de desenvolvimento 1 mês?
Quantos graus e febre em bebê?
Quais são os números quadrados perfeitos de 1 a 400?
Como vai ser usada a nota do Enem 2021?
Qual a capacidade que tem habilidade de mover o corpo no espaço de forma eficiente?
Qual o objetivo de trabalhar as quatro operações?
Como se chama uma bolsa grande?
Quais são os tipos de energia na natureza e quais suas fontes?