As emergências médicas mais comuns em odontologia são; infarto do miocárdio, hipertensão, hipotensão, choque insulínico, coma diabético, alergia, asma, anafilaxia, hiperventilação, acidente cardiovascular e hemorragia.
As causas mais frequentes de atendimentos de urgência em pronto socorro 24 horas são: pulpite, abscesso, carie profunda, necrose pulpar, fratura dentaria.
Verificar a situação, bem como os sinais vitais do paciente
Antes de pensar nos primeiros socorros, o Auxiliar de Saúde Bucal deve manter a calma e tranquilizar a si mesmo e o paciente que estiver passando por alguma situação de urgência e emergência. Após isso, o primeiro passo é verificar a gravidade da situação.
O cirurgião-dentista deve estar preparado para intervir nesses episódios e, também, saber reconhecer e diagnosticar que estes estão acontecendo ou quando estão mais predispostos a acontecer, pois o quanto antes ocorrer a intervenção, maiores serão as chances de o paciente se recuperar, sem apresentar sequelas.
O QUE SÃO EMERGÊNCIAs E URGÊNCIAs ODONTOLÓGICAs? Sangramentos não controlados. Celulite ou infecções bacterianas difusas, com aumento de volume (edema) de localização intra-oral ou extra-oral, e potencial risco de com- prometimento da via aérea dos pacientes. ... SITUAÇÕES QUE POTENCIALIZAM O RISCO DE MORTE AO PACIENTE.
27 curiosidades que você vai gostar
O que determina as diferenças são a condição do paciente (com ou sem risco iminente de morte) e do que ele necessita de imediato (atendimento ou tratamento): A “urgência” é definida como “a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata ...
Sendo considerada uma emergência condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.
Hipotensão ortostática ou postural
Quadro semelhante ao da lipotímia e ou síncope, que pode levar a perda da consciência. Refere-se à queda brusca da pressão arterial pela mudança do decúbito. Não provém de uma reação vaso-vagal. Deve-se retornar a cadeira, principalmente, em procedimentos invasivos, devagar.
Diante de uma crise de angina deve-se interrom- per imediatamente o atendimento, colocar o paciente em posição confortável e administrar oxigênio.
O auxiliar em saúde bucal precisa dominar questões específicas, como o manuseio dos equipamentos, ter boas noções de manutenção dos aparelhos odontológicos, entender de semiologia, ficha clínica, radiologia, ergonomia aplicada à odontologia, além de saber sobre dentística, endodontia, ortodontia, periodontia, ...
Quando uma pessoa desmaia deve-se observar se está respirando e se apresenta pulso e, caso não respire, deve-se pedir ajuda médica, ligando imediatamente para o 192, e iniciar a massagem cardíaca.
As principais finalidades dos primeiros socorros são: salvar uma vida; prevenir danos maiores; manter a segurança durante o atendimento das emergências para prevenir novo acidente; transportar a vítima com segurança e rapidez para o hospital, quando for o caso.
Os primeiros socorros consistem em lavar a área da picada com água e sabão, colocar o acidentado em posição confortável, de preferência deixando a vítima deitada com a área afetada em um nível abaixo do coração e levar a vítima ao atendimento médico mais rápido.
As urgências odontológicas são caracterizadas como situações clínicas nas quais se torna necessário que o cirurgião dentista proporcione um atendimento rápido e imediato, com intuito de suavizar sintomas dolorosos, infecções ou condições estéticas de origem bucal.
Pericoronarite - causas
Sulco entre a coroa do dente e a gengiva profundo; Dificuldade de higienização do local em questão, ou higiene deficiente; Trauma dos tecidos moles que recobrem, ainda que parcialmente, a coroa do dente, ou provocado pelo dente antagonista (maxilar oposto), ou pela própria mastigação.
Equipada e com equipes qualificadas, a unidade está habilitada para assistência em casos de infecção dentária, dor de dente, hemorragias gengivais após extração dentária, queda de próteses provisórias, conhecidas como coroas, e casos de pequenos traumas dentários provocados por quedas, acidentes ou outras causas.
Introdução: A correta avaliação de pacientes com comprometimento cardiovascular baseia-se numa minuciosa anamnese e no conhecimento prévio das principais desordens coronarianas e suas seqüelas.
Como agir com pacientes cardiopatas na Odontologia?Faça uma anamnese detalhada. ... Converse com o paciente. ... Preste atenção aos sinais. ... Faça a profilaxia antibiótica. ... Entenda de primeiros socorros. ... Atenção à medicação. ... Observe a cadeira. ... Faça consultas curtas.
Vamos organizar sua saúde bucal?Consultar um cirurgião-dentista.Realizar exames solicitados.Entender bem o seu plano de tratamento.Não falte as consultas.Seguir orientações e usar os produtos corretos para higiene bucal após o tratamento.Consultas de manutenção preventiva.
Em situações como essa, o cirurgião-dentista deve colocar o paciente em posição supina e elevar os membros inferiores. A cabeça deve ficar estendida para trás, de forma que o ar possa passar melhor. É necessário aferir sinais vitais até o retorno da consciência.
Manejo clínico com pacientes hipertensosEstabelecer uma relação de confiança com o paciente.Liberar o paciente quando estiver muito ansioso.Dar prioridade ao atendimento diurno.Evitar consultas longas e exaustivas.Evitar uso de vasopressores em fios de retração.
De acordo com Santos et al., (2009) os pacientes com elevações leves a moderadas da pressão arterial sistólica ou diastólica são considerados riscos aceitáveis para o atendimento odontológico, incluindo o uso de anestésicos locais com vasopressores.
Técnico de Enfermagem Receber o plantão junto à equipe de enfermagem da unidade; admitir e orientar pacientes e familiares; Prestar assistência de enfermagem prescritos aos pacientes de acordo com as necessidades afetadas; acompanhar e/ou assistir enfermeiro e/ou médico no cuidado ao paciente; Realizar registro das ...
Confira a seguir algumas situações que inspiram um atendimento de emergência:Corte profundo.Acidente de origem elétrica.Picada ou mordida de animais peçonhentos.Queimaduras.Afogamentos.Hemorragia (forte sangramento)Infarto do miocárdio (dor forte no peito)Dificuldade respiratória.
ou mamar);•Vômitos importantes (ela vomita tudo o que.ingere);• Convulsões ou apneia (a criança fica em torno.de 20 s sem respirar);•Frequência cardíaca abaixo de 100bpm;• Letargia ou inconsciência;• Respiração rápida (acima de 60mrm);
Como aconteceu o encilhamento?
Qual foi o resultado do Gre-Nal feminino hoje?
Qual o adubo que contém fósforo?
Quando foi feito o hino do Rio Grande do Sul?
Como é o barbeiro que transmite a doença de chagas?
Quais os sintomas da falta de iodo no organismo?
Onde ocorreu o terremoto no filme a falha de San Andreas?
Como é formado o basalto é formado?
Como renovar as minhas roupas?
O que fazer quando o galho de uma planta quebra?
Que pedido Michelangelo faz em seu leito de morte?
Como fazer reposição de fósforo?
Como o bebê se alimenta durante a gestação?
Qual o sintoma de anemia forte?
Quem é que ganhou o Grenal ontem?