Assim como a farinha de osso, as cascas de crustáceos (como camarão, caranguejo e lagostas), cascas de siri e restos de peixe (caudas, cabeça e ossos) que são igualmente ricas em fósforo. Mas esta é uma opção para aplicar em canteiros ou para quem cultiva outdoor.
Nos solos altamente intemperizados o fósforo apresenta intensa relação com os constituintes mineralógicos. Essa interação é maior em solos argilosos. Esse fato faz com que a maior parte do fósforo esteja adsorvido fortemente, tornando-se indisponível às plantas.
O fósforo entra no planta através de pêlos radiculares e as camadas mais externas de células-raiz. A captação também é facilitada por fungos micorrízicos que crescem em associação com as raízes das culturas. Uma vez dentro da raiz, o P pode ser armazenado na própria raiz ou transportado para as partes superiores da planta.
O hormônio da paratireoide (PTH) e a calcitonina aumentam a excreção urinaria de fosfato, por bloqueio da reabsorção no túbulo proximal. A vit. D3 e seus metabolitos estimulam diretamente a reabsorção tubular de fósforo. Se almejamos um balanço positivo de fósforo devemos manter os níveis de Vit.
O fósforo também é um componente da fitina, uma das principais formas de armazenamento de P nas sementes. Cerca de 50% do total de P em plantas leguminosas, estão nas sementes e em grãos e cereais 60 a 70% é armazenados como fitina ou compostos intimamente relacionados.
Quais Pokémons tem mega evolução?
Quem era o rei de Jericó no tempo de Josué?
Quem foi o primeiro humano a despertar o Rinnegan?
Quais são os ácidos que alisam o cabelo?
Onde se localiza a nascente do rio Iguaçu?
São funções exercidas respectivamente pelo Banco Central e CVM?
O que aconteceu com Tiago Oliveira da Globo?
O que não pode comer quando se está com furúnculo?
Quantos meios litros há em um litro?
O que é uma placa de regulamentação?
Pode beijar em público na Turquia?
O que melhora gastrite atacada?