Na Índia do século 5, aproximadamente. Foi lá que se desenvolveu a técnica de solidificar o caldo extraído da cana-de-açúcar e transformá-lo em cristais granulados. Um dos primeiros nomes que a novidade recebeu foi “sarkara”, que significa, em sânscrito, “areia grossa”.
História. A cana-de-açúcar é originária da Índia. Açúcar foi produzido no subcontinente indiano desde a antiguidade. Porém não era de fácil acesso: o mel era usado com maior frequência para se adoçar os alimentos na maior parte do mundo.
Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que em 1532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente. Lá, ele próprio construiu o primeiro engenho de açúcar.
O açúcar é o resultado de um longo processo de refinamento que começa na plantação e colheita da cana-de-açúcar, que é a sua matéria-prima. ... Quando limpa, a cana é moída por grandes trituradores, o que faz com que facilite a extração do caldo da cana, a chamada garapa.
Ele possui uma textura semelhante a um xarope, bem denso e incolor. Para obter essa consistência, o trimoline passa por alguns processos de preparo utilizando a sacarose, que é o açúcar tradicional em sua forma mais pura.
A produção do açúcar seguia uma lógica de funcionamento nos engenhos coloniais. ... Lá, a cana-de-açúcar que havia sido colhida e transportada era moída e prensada por grandiosas e pesadas engrenagens. Depois de moer e prensar a cana, o caldo obtido era cozido na casa das fornalhas (cozinha).
Quando adotado pelos ocidentais, o açúcar era raramente utilizado como tempero, tendo maior uso para a conservação de frutas e a fabricação de remédios contra a Peste Negra. O raro emprego era em boa parte justificado pelo valor elevado que o açúcar tinha no mercado da época.
Etimologia (origem da palavra açúcar). A palavra açúcar deriva do árabe "as-sukkar", com o mesmo sentido "açúcar".
“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados para uma alimentação saudável, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.
Somente em meados do século VII foi que o açúcar foi tomando características mais próximas do produto que hoje consumimos. Por volta de 650, os exércitos árabes conquistaram a Pérsia, região em que existiam avançados estudos referentes ao desenvolvimento de técnicas que facilitariam o transporte do açúcar através do seu refinamento.
Antes de existir o açúcar, tal como o conhecemos hoje, existiam apenas duas fontes de sabor doce no mundo: o mel e a cana-de-açúcar.
DESCOBERTA DO OCIDENTE - Desconhecida no Ocidente, a cana-de-açúcarfoi observada por alguns generais de Alexandre, o Grande, em 327 a.C e mais tarde, no século XI, durante as Cruzadas. Os árabes introduziram seu cultivo no Egito no século X e pelo Mar Mediterrâneo, em Chipre, na Sicília e na Espanha.
O açúcar cristalizado foi descoberto no tempo da dinastia Gupta, ao redor do século V. Navegantes indianos levaram açúcar por várias rotas de comércio. Monges budistas viajantes levaram métodos de cristalização de açúcar para a China.
Como representar números mistos em forma de desenho?
O que reprova na prova prática de carro do Detran?
Como reapresentar cheque Banco do Brasil?
Como subir em escadas com segurança?
Como funciona uma lanterna a pilha?
Como saber qual número negativo é maior?
Para que serve a senha On-line do posto fiscal?
Como funciona uma moenda de cana?
Como funciona o pagamento de uma franquia?
Como era organizado um engenho de açúcar?
Como suavizar linha no SketchUp?
Como é o funcionamento do motor de uma geladeira?
Como ter mais equilíbrio no skate?
Como sua infância afeta seus estilos de amor?
Como subir um servidor Apache?