Ele bombeia sangue continuamente através do sistema circulatório. Nenhum outro órgão representa tão bem o espírito humano, pois sua própria existência é a pulsação da vida. O coração é uma bomba que leva o sangue pelo corpo através de um labirinto de veias e artérias.
A função primordial do coração é bombear sangue para todo o corpo. Para isso, ele funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado (arterial) para diversas partes do corpo. Enquanto isso, o lado direito bombeia sangue venoso para os pulmões.
A bomba cardíaca é, na realidade, formada por duas bombas distintas: o coração direito e esquerdo. Ou seja, constitui uma bomba muscular dupla e autorreguladora. Cada uma dessas partes, as quais impelem sangue para os pulmões e para os tecidos, é formada por um átrio e um ventrículo.
Sentir o coração acelerado é normal em situações que exigem mais bombeamento de sangue, como numa atividade física ou numa situação de nervosismo e estresse. Essa taquicardia, porém, às vezes surge em momentos de repouso ou até durante o sono – e aí precisa ser investigada.
O coração funciona como uma bomba, permitindo que o sangue seja impulsionado. As artérias são vasos sanguíneos que levam sangue do coração para o corpo. Veias são vasos sanguíneos que garantem o retorno do sangue ao coração. Capilares são vasos sanguíneos delgados que permitem as trocas gasosas.
O trajeto em que o sangue é levado do coração para o pulmão e retorna ao coração é chamado de pequena circulação ou circulação pulmonar. O sangue rico em oxigênio é levado pelo sistema cardiovascular para todas as células do corpo, retornando, posteriormente, pobre desse importante gás.
A passagem do sangue entre o coração direito e o tronco pulmonar é controlada pela válvula pulmonar. O tronco divide-se então nas artérias pulmonares direita e esquerda, que transportam o sangue pobre em oxigénio para cada um dos pulmões.
O coração funciona como um duplo ventrículo. O sangue move-se do corpo para o átrio direito, e depois para o ventrículo direito, de onde é bombeado para dentro dos pulmões. O sangue é oxigenado nos pulmões, move-se para o átrio esquerdo e para o ventrículo esquerdo, de onde é bobeado para o corpo novamente.
O coração é um músculo formado por quatro bombas distintas: duas de preparação, os átrios; e duas bombas pressoras, os ventrículos.
Sob o microscópio, este tecido apresenta bandas visíveis ao longo das fibras musculares que lhes dão um aspecto estriado. Sua contração é involuntária e eles formam as paredes do coração, principal órgão do sistema circulatório.
Cada movimento total do coração (sístole e diástole) dura 0,8 de segundo, sendo 0,1 para a sístole auricular, 0,3 para a sístole ventricular, e o restante, 0,4, para a diástole. Trabalho do coração humano
O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária. Esse órgão realiza contrações e relaxamentos que seguem um ritmo cíclico. Sua contração garante o bombeamento de sangue, enquanto seu relaxamento permite que as câmaras encham-se dele.
Figura 3: O coração e algumas de suas estruturas. Observe o vaso em vermelho, que é a artéria aorta. Os vasos em azul são as veias cavas à esquerda, e o tronco pulmonar à direita. As valvas atrioventriculares também podem ser visualizadas. À esquerda a valva tricúspide e à direita a valva bicúspide (mitral).
Qual o grau de perda visual é considerado deficiente?
Quanto tempo a multa sai do sistema depois de paga 2021?
Como faço o cálculo de IMC na mão?
Quais são os principais efeitos positivos dos programas de SST que as empresas realizam?
Quanto custa uma galinha gótica?
Como é possível aumentar a resistência mecânica do aço?
Quantas horas uma cuidadora pode trabalhar?
O que são fluxos de documentos?
Quais são os objetivos e os princípios da Política Nacional das relações de consumo?
Precisa de advogado para contrarrazões no Juizado Especial?
Quanto tempo pode durar uma chuva forte?
Como saber se está com pressão alta ou baixa?
Quais são os ossos pertencentes aos membros inferiores e quais são suas características?