— O Cerrado é a caixa d água do Brasil, pois a maior parte dos rios do país nascem aqui. Além disso, tem um regime de concentração de chuva muito marcado, que faz com que a remoção da vegetação altere a forma como a água é armazenada.
O Cerrado – bioma e também domínio morfoclimático – é conhecido por muitos como a “caixa d água do Brasil”. E esse apelido não é ocasional, pois a sua área abriga nascentes ou leitos de rios de oito bacias hidrográficas dentre as doze que existem no país, o que revela a importância socioambiental de suas composições.
A localização central faz com que o Cerrado se situe sobre os grandes divisores de águas do país, abrigando as cabeceiras de suas maiores bacias hidrográficas. Ao sul, há nascentes de rios da bacia do Paraná; a Sudeste, do Paraguai; ao Norte, da bacia Amazônica; a Nordeste, do Parnaíba e a Leste, do São Francisco.
O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos. Os recursos hídricos do Cerrados geram empregos, geram riquezas, sendo que grande parte da produção agropecuária brasileira advém das atividades desenvolvidas nesse Bioma.
Segundo a ONG WWF Brasil, 90% da população brasileira consome energia diretamente produzida no Cerrado ou fornecida por alguma hidrelétrica cujas águas nascem nesse bioma. As águas do Cerrado também abastecem a agricultura e a atividade industrial de boa parte do território brasileiro.
36 curiosidades que você vai gostar
Impactos ambientais causados pela degradação do CerradoAumento das emissões dos gases de efeito estufa;Aumento das queimadas;Extinção de diversas espécies de plantas e animais;Mudanças climáticas (seca);Contaminação dos rios;Contaminação do solo e da água;Erosão;Esgotamento dos recursos naturais.
O Cerrado também fornece água, seja pelas suas águas subterrâneas, seja pelas nascentes de diversos rios que contribuem para importantes bacias hidrográficas do país. Muitos são os valores deste bioma e dos serviços ambientais (ou ecossistêmicos) de extrema importância econômica e social por ele prestados.
Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana. Um dos impactos ambientais mais graves na região foi causado por garimpos, que contaminaram os rios com mercúrio e provocaram o assoreamento dos cursos de água (bloqueio por terra).
Conhecido como o “berço das águas” ou a “caixa d água do Brasil”, o Cerrado abriga oito das doze regiões hidrográficas brasileiras e abastece seis das oito grandes bacias hidrográficas do Brasil (Amazônica, Araguaia/Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai).
A maioria dos solos da região dos Cerrados são os Latossolos, cobrindo 46% da área. Os Latossolos sob vegetação de cerrado são ácidos e pobres em nutrientes.
b) O Cerrado abriga uma infinidade de nascentes. Com a degradação de sua vegetação, essas fontes de água ficam sem proteção e podem secar, contribuindo para a diminuição na oferta de água potável e para extinção de cursos d água.
A palavra Cerrado tem origem no Espanhol significando “fechado”. Ela vem tentar traduzir a característica geral do bioma, de uma vegetação densa de arbustos e gramíneas, com árvores baixas e tortuosas que ali ocorrem. ... Isto faz dele o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, perdendo apenas para a Amazônia.
O Cerrado abriga as três principais bacias hidrográficas do país: a do Rio da Prata, a do Rio São Francisco e boa parte da Bacia Amazônica, dado que Tapajós e Tocantins nascem no bioma Cerrado.
Bambuí, Urucuia e Guarani: Os grandes aquíferos do Cerrado brasileiro.
Num contexto geral a Chapada dos Veadeiros é o divisor de águas das bacias dos Rios Paraná e Maranhão, afluente mais alto do Rio Tocantins, portanto, já na bacia Amazônica.
Escassez de água no cerrado põe em risco abastecimento de todo o país.
O principal rio dessa bacia é o Rio Araguaia: 81% dessa bacia encontra-se na região compreendida pelo bioma Cerrado. Esse rio nasce na Serra de Caiapó e é considerado um dos mais importantes sistemas de áreas úmidas da porção central do Brasil. ... O Rio Xingu possui nascentes que abrangem a região do bioma Cerrado.
Originando-se de espessas camadas de sedimentos que datam do Terciário, os solos do Bioma do Cerrado são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isto, intensamente lixiviados.
Importância do Cerrado
O Cerrado é um bioma que, em razão da sua grande biodiversidade, deve ser conservado. Estudos apresentam que cerca de 200 espécies nativas desse bioma possuem, além de potencial econômico, potencial medicinal.
O Cerrado é considerado o “celeiro” brasileiro, é do bioma que sai boa parte da produção agropecuária brasileira, nesse contexto há uma grande demanda de água para suprir as necessidades de tamanha produção, cerca de 80% do consumo efetivo de recursos hídricos é destinado à produção de alimentos.
Esse bioma possui grande importância social, para comunidades indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros, que extraem do Cerrado a sobrevivência de suas famílias, com uso do conhecimento tradicional. ... Os crimes ambientais potencializam as ameaças ao bioma Cerrado.
Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
O cerrado é um dos principais biomas do país, ocupa cerca de 22% de todo o território, mas sofre com a ameaça constante de extinção, essa previsão pessimista é proveniente do atual quadro ambiental em que se encontra o cerrado, no qual, aproximadamente 80% da biodiversidade já sofreu alterações na fauna e flora, em ...
As principais consequências do desmatamento do bioma Cerrado envolvem a extinção de algumas espécies animais e vegetais, com a perda da biodiversidade, além do impacto gerado sobre o leito de muitos rios importantes para o país, a exemplo do São Francisco, que passará a contar com cada vez menos nascentes.
Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.
Como ocorre a apoptose pela via extrínseca?
Quais são os 04 instrumentos da gestão de documentos?
O que acontece quando a pessoa enrola a língua?
Qual o plural de sol em espanhol?
Quanto tempo um Marinheiro fica embarcado?
Qual a importância das tradições para as diferentes religiões?
Quais as doenças que uma calopsita pode ter?
Qual é a segunda maior hidrelétrica do Brasil?
Quando o pai pode tirar a guarda do filho da mãe?
Para que serve casca de laranja pendurada?
Quanto tempo leva para emagrecer com psyllium?