Diferente da memória episódica, que retém informações sobre nossa experiência de vida em ordem cronológica, a memória semântica guarda dados através das palavras. Por isso, sempre que alguém evoca uma palavra, automaticamente, lembramos seu significado e sua forma.
A memória semântica é desenvolvida principalmente através da repetição e ensaio. As informações são coletadas através dos sentidos representados pela nossa memória sensorial e retransmitidas para a memória de trabalho, onde através da repetição e ensaio são comprometidas com a memória de longo prazo.
"A memória fica armazenada em diferentes partes do cérebro e é evocada pelo hipocampo, que é capaz de formar novos neurônios. Isso acontece muito nas crianças, mas também em adultos, e é chamada de neurogênese. Mostra que nosso cérebro é capaz de continuar evoluindo por meio de novas experiências", explica Wyse.
A memória implícita é a capacidade de adquirir habilidades percepto-motoras ou cognitivas, através da exposição repetida a um estímulo ou atividade; estas experiências só podem ser aferidas pela melhora no desempenho do indivíduo, já que não são expressas de maneira consciente ou intencional2,4.
Existem também outros tipos de memória implícita, como o condicionamentos clássico e operante, a aprendizagem não associativa e a pré-ativação (priming).
36 curiosidades que você vai gostar
Tipos de Memória: Descubra quais são e como funcionamTipos de memória. ... Memória sensorial. ... Memória de trabalho. ... Memória de curto prazo. ... Memória de longo prazo. ... Levando seus tratamentos para um próximo patamar.
Memória de longo prazo e memória episódica
Um bom exemplo é quando uma pessoa relata ao amigo sobre o livro que leu no último final de semana. Esse é o tipo de memória semântica.
Assim, a memória é subdividida em declarativa (ou explícita), no caso de haver acesso consciente ao conteúdo da informação, e não-declarativa (ou implícita), no caso em que o conteúdo da informação não está acessível à consciência, sendo apenas evidenciável através do desempenho.
Por outro lado, a memória declarativa (também chamada explícita) armazena e evoca informação de fatos e de dados levados ao nosso conhecimento através dos sentidos e de processos internos do cérebro, como associação de dados, dedução e criação de ideias.
Como funciona o sistema de ar condicionado residencial?
Como me vestir bem com as roupas que tenho?
Como funciona a torre de um empilhador?
Como me tornar Super-herói Netflix?
Como funciona a loteria Federal da Caixa?
Como se tornar um gestor de tráfego?
Como se arrumar em casa para festa junina?
Por que não existe uma única forma de tratar ou curar câncer?
Como recuperar conversas apagadas do WhatsApp LG k10?
Como recuperar histórico apagado no iPhone?
Como ver uma mensagem apagada?
Como recuperar histórico de localização do celular?
Como consertar madeira mordida?
O que fazer quando as flores da Kalanchoe seca?