As infecções, inflamações ou anormalidades nas trompas são as principais causas da gravidez ectópica, fazendo com que o embrião tenha dificuldade de percorrer o trajeto em direção ao útero.
A gravidez ectópica é uma gestação sem futuro. O ovo além de não conseguir se desenvolver normalmente fora do útero, também pode causar grave lesão das estruturas que o rodeiam. Se não for tratada há elevado risco de morte. Até o princípio do século XX, a mortalidade situava-se acima de 50%.
A gravidez nas trompas ou nos ovários pode se desenvolver até as 14 semanas de gestação, e caso isso aconteça não é possível salvar a vida deste embrião pois não existem medicamentos, nem procedimentos que possam deslocar o embrião das trompas para o útero.
A gravidez ectópica é a ligação (implantação) de um óvulo fertilizado em um local anômalo. O feto não consegue sobreviver na gravidez ectópica. Quando ocorre a ruptura de uma gravidez ectópica, geralmente a mulher tem dor abdominal e sangramento vaginal que, se não for tratado, pode ser fatal.
O Dispositivo Intrauterino (DIU) é um método contraceptivo. Mesmo com o uso do DIU há uma pequena chance de engravidar. Quando ocorre uma falha no método e há fecundação, há maior probabilidade de ocorrer uma gravidez ectópica, principalmente se o DIU estiver sendo usado incorretamente.
O período médio de recuperação completa da cirurgia é em torno de 1 mês. O ideal será estar totalmente sem dor no local da cirurgia para retornar à atividade sexual, que poderá levar 20 a 30 dias mas vai depender de cada caso.
Níveis baixos ou lentamente crescentes de beta-hCG no sangue sugerem uma gravidez anormal, como uma gravidez ectópica ou um aborto espontâneo. Se os níveis de beta-hCG são anormalmente baixos, mais testes são realizados para descobrir a causa.
Quando esse tipo de gravidez ocorre, há o atraso menstrual natural recorrente da gravidez, seguido por um sangramento anormal. Há dor constante na região pélvica ou abdominal, e essa dor pode ser mais forte ou mais fraca, dependendo do caso.
Em alguns casos, no entanto, uma gravidez ectópica ocorre na cavidade abdominal, do ovário ou no colo do útero. Uma gravidez ectópica não pode prosseguir normalmente. O ovo fertilizado não sobrevive, e o feto em crescimento pode destruir várias estruturas maternas.
“A primeira suspeita ocorre quando não é possível identificar a gravidez dentro do útero. Por isso, apesar de não podermos nos limitar a esse método, a ultrassonografia é capaz de identificar esse tipo de gestação”, informa o dr. Paulo Nowak, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP).
Qual o exame de sangue que detecta câncer no intestino?
Como comunicar falecimento ao banco?
Quando vai começar a segunda temporada de Salve-se quem puder?
Quais são os agentes polinizadores das gimnospermas?
Qual é a função dos anticorpos?
Quais as características essenciais de um texto narrativo?
Qual é a colocação do Brasil em relação aos países maiores produtores de alimentos do mundo?
Quais são os quatro tipos de feridas abertas?
Que procedimento deve ser realizado para se obter água potável?
Como que eu faço para chegar em Hogwarts?
Para que serve a casca do pepino?
Quantas vezes pode errar a senha do cartão Caixa?