A revisão também aponta que não é recomendado dar mel para crianças com menos de um ano de idade , pois o mel de abelhas pode estar contaminado por uma bactéria (a Clostridium botulinum) que pode provocar uma doença (o botulismo) grave nos pequenos, que têm um sistema imune mais frágil.
Preocupação é com bactéria causadora do botulismo, doença que pode ser fatal. Sem flora intestinal, bebês muito novos são mais vulneráveis à infecção.
O mel é um remédio perfeito para suavizar a irritação na garganta e acalmar a tosse. Para bebês, deve-se diluir o produto em água quente com um pouco de limão. O mel tem propriedades terapêuticas e nutritivas. O néctar alivia a irritação provocada pela tosse.
Por conta do risco de contaminação, a nutricionista infantil Melina Cortegoso indica que os pais priorizem o mel pasteurizado, porque ele passa por um processo que elimina as bactérias, tornando-se seguro para a criança.
Não se deve dar mel a bebês com menos de 2 anos pois pode conter a bactéria Clostridium botulinum, um tipo de bactéria que causa o botulismo infantil, que é uma infecção intestinal grave que pode causar paralisia dos membros e até morte súbita.
Para crianças antes do primeiro ano de vida, o mel não é um alimento indicado. É, inclusive, proibido pelas entidades médicas. Isso porque o mel aumenta o risco de transmissão do botulismo e, como o sistema imunológico da criança dessa idade não está completamente formado, o fator de proteção é reduzido.
Não se deve dar mel a bebês com menos de 2 anos pois pode conter a bactéria Clostridium botulinum, um tipo de bactéria que causa o botulismo infantil, que é uma infecção intestinal grave que pode causar paralisia dos membros e até morte súbita.
É seguro o consumo de mel para bebês apenas após o segundo ano de vida, pois o sistema digestivo já estará mais desenvolvido e maduro para combater a bactéria do botulismo, sem riscos para a criança. Após o segundo ano de vida caso se opte por dar mel à criança, o ideal é que seja servido em temperatura ambiente.
Os sintomas de gripe no bebê podem ser combatidos com alguns remédios caseiros que podem ser indicados pelo pediatra de acordo com a idade do bebê....5 remédios caseiros para gripe em bebê
"Mas o mel geralmente não é uma fonte de nutrição importante para os bebés, pelo que, para jogar pelo seguro, é preferível aguardar até aos 2 anos." Felizmente, o botulismo infantil é muito raro e tem uma elevada taxa de recuperação quando tratado devidamente.
As crianças mais velhas e os adultos saudáveis, por outro lado podem comer mel sem problemas uma vez que o seu organismo consegue evitar o desenvolvimento dos esporos de “botulinum”. "O conselho a ter em mente é aguardar até o bebé ter 1 ano antes de lhe dar mel," explica Sajjad Yacoob, pediatra no Children's Hospital Los Angeles.
No entanto, existem fortes razões pelas quais o mel não é recomendado para bebês menores de um ano. O mel, conhecido adoçante natural, obviamente contém açúcar. Além disso, pode ser um alimento perigoso para os bebês porque em alguns casos contém uma bactéria prejudicial aos pequenos.
Não é o mel em si, mas aquilo que contém, que pode fazer o bebé adoecer. O adoçante natural pode conter esporos de uma bactéria designada “Clostridium botulinum”, causadora do botulismo.
O que é mobilidade social e como pode ocorrer?
O que é a justiça de acordo com a filosofia?
Como criar web rádio profissional grátis?
O que é um coração quebrantado para Deus?
Como usavam o conceito de civilização?
Qual a importância da inteligência emocional no trabalho?
Como aprender a ter voz ativa?
O que é agilidade de exemplos?
Como termina o filme Midsommar?
Onde fala na Bíblia sobre gratidão?
Como termina a Lili em Totalmente Demais?
Como consumir linhaça dourada em pó?
O que compoe a microbiota intestinal?
O que a geleia real faz no cabelo?
Como criar uma rotina de vida saudável?
Como usar linha de Fibonacci IQ Option?