O termo microbiota intestinal refere-se à população de micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos, que habita todo o trato gastrointestinal, e tem como funções manter a integridade da mucosa e controlar a proliferação de bactérias patogênicas – isto é, consideradas perigosas.
Sabe-se que no estabelecimento da microbiota estão envolvidos vários fatores como o tipo de parto, aleitamento materno, introdução de nutrientes e características genéticas e, o seu desenvolvimento pode ser favorecido pelo uso de probióticos, prébióticos e simbióticos.
De forma geral, quatro principais filos colonizam o trato gastrointestinal humano: Bacteroidetes, Firmicutes, Proteobacteria e Actinobacteria representando 98% da microbiota intestinal. Sabe-se que mais de 90% da composição bacteriana intestinal considerada saudável é representadas por Bacteroidetes e Firmicutes.
Vários fatores contribuem para a constituição da microbiota1,2,3, que muda em resposta a: tipo de dieta, genética do hospedeiro, origem geográfica, uso de medicamentos (especialmente antibióticos), prática de atividade física, estresse, idade, doenças, entre outros.
O consumo exagerado de alimentos processados, industrializados, embutidos e alergênicos, assim como a ingestão elevada de carboidratos simples, gorduras saturadas, sal e açúcar alteram de forma significativa a quantidade de microrganismos e a composição da flora intestinal.
Foi observado que fatores, como Idade, questões nutricionais, uso de antibióticos, estresse e estado imunológico contribuem para as alterações da microbiota. Foi visto alterações na composição da microbiota, com aumento do número de microrganismos nocivos à saúde, sobretudo aos idosos.
Como exemplo de bactérias que vivem no intestino, podemos citar os Lactobacillus e Lactococcus.
Microbiota intestinal saudável com prebióticos Se você come frutas, hortaliças, legumes e leguminosas todos os dias, já garante um bom abastecimento de prebióticos – fibras solúveis e fermentáveis que servem de alimento para o exército de bactérias probióticas.
Benefícios da microbiota normal – Síntese e excreção de vitaminas – Evita colonização por patógenos – Pode antagonizar outras bactérias
Essa disfunção é um desequilíbrio da microbiota que reduz a capacidade de absorção de nutrientes como cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco e selênio, causando carência de vitaminas, principalmente do complexo B, além de vitaminas D, C, A e K6.
Pode ser encontrada em diversos ecossistemas, como no solo, nas águas de um rio, ou de um mar, etç; como também é usado para se referir ao conjunto de microrganismos que estão no corpo de animais e plantas, como por exemplo, microbiota intestinal, microbiota bucal, etc.
A microbiota saudável é capaz de produzir vitaminas, como a K e do complexo B, promove a absorção de nutrientes e fermenta fibras que levam à produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que, não só melhoram a imunidade de barreira como geram energia para o corpo 9.
O que fazer quando se tem alergia a lâmina?
Para que serve os pontos Cefalometricos?
Como ir para Ilhabela de ônibus saindo de SP?
Como sair de um servidor que vc criou no discord?
Como faço pra excluir meu status de relacionamento no Facebook?
Como tirar o desenho da viewport?
Quanto custa a passagem para Salvaterra?
Como conta os pontos no Dominó?
O que significa inverter ordem na impressora?
Como tirar a angústia de um término?
Como usar o modo 3D do Photoshop?
Como colocar link Clicavel no Canva?
Como excluir um curso no Moodle?
Como era o dia a dia da sociedade romana?