O termo microbiota intestinal refere-se à população de micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos, que habita todo o trato gastrointestinal, e tem como funções manter a integridade da mucosa e controlar a proliferação de bactérias patogênicas – isto é, consideradas perigosas.
Sabe-se que no estabelecimento da microbiota estão envolvidos vários fatores como o tipo de parto, aleitamento materno, introdução de nutrientes e características genéticas e, o seu desenvolvimento pode ser favorecido pelo uso de probióticos, prébióticos e simbióticos.
De forma geral, quatro principais filos colonizam o trato gastrointestinal humano: Bacteroidetes, Firmicutes, Proteobacteria e Actinobacteria representando 98% da microbiota intestinal. Sabe-se que mais de 90% da composição bacteriana intestinal considerada saudável é representadas por Bacteroidetes e Firmicutes.
Vários fatores contribuem para a constituição da microbiota1,2,3, que muda em resposta a: tipo de dieta, genética do hospedeiro, origem geográfica, uso de medicamentos (especialmente antibióticos), prática de atividade física, estresse, idade, doenças, entre outros.
O consumo exagerado de alimentos processados, industrializados, embutidos e alergênicos, assim como a ingestão elevada de carboidratos simples, gorduras saturadas, sal e açúcar alteram de forma significativa a quantidade de microrganismos e a composição da flora intestinal.
Foi observado que fatores, como Idade, questões nutricionais, uso de antibióticos, estresse e estado imunológico contribuem para as alterações da microbiota. Foi visto alterações na composição da microbiota, com aumento do número de microrganismos nocivos à saúde, sobretudo aos idosos.
Como exemplo de bactérias que vivem no intestino, podemos citar os Lactobacillus e Lactococcus.
Microbiota intestinal saudável com prebióticos Se você come frutas, hortaliças, legumes e leguminosas todos os dias, já garante um bom abastecimento de prebióticos – fibras solúveis e fermentáveis que servem de alimento para o exército de bactérias probióticas.
Benefícios da microbiota normal – Síntese e excreção de vitaminas – Evita colonização por patógenos – Pode antagonizar outras bactérias
Essa disfunção é um desequilíbrio da microbiota que reduz a capacidade de absorção de nutrientes como cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco e selênio, causando carência de vitaminas, principalmente do complexo B, além de vitaminas D, C, A e K6.
Pode ser encontrada em diversos ecossistemas, como no solo, nas águas de um rio, ou de um mar, etç; como também é usado para se referir ao conjunto de microrganismos que estão no corpo de animais e plantas, como por exemplo, microbiota intestinal, microbiota bucal, etc.
A microbiota saudável é capaz de produzir vitaminas, como a K e do complexo B, promove a absorção de nutrientes e fermenta fibras que levam à produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que, não só melhoram a imunidade de barreira como geram energia para o corpo 9.
Como usar o celular como roteador de internet?
Como verificar o registro de um canil?
Como é um capricorniano na hora H?
Como fazer o carregador voltar a funcionar?
Como saber se o carregador do iPhone estragou?
Como o estoicismo epicurismo entendiam o prazer?
Como saber se o Hot Wheels é original?
Qual a função do capacitor no motor do portão?
Qual a diferença entre o inhame E o cara?
Qual o código da BV Financeira?
Como baixar o shaders no Minecraft PE?
Como saber se a pessoa está te enrolando?
Quanto tempo leva para cremar um corpo humano?
Como saber se o canil é registrado no CBKC?
Como o extrativismo animal atinge o meio ambiente?