A Placa de Petri para Laboratório é utilizada em laboratórios de microbiologia e rotinas de bacteriologia para cultura e identificação de microrganismos.
Embora a principal utilização da placa de Petri seja o estudo de microrganismos em meios de cultura, ela também pode ser usada para a observação de diferentes formas. Uma delas é a germinação de plantas e de grãos de pólen que, dentro da placa de Petri, podem ser observados de forma detalhada.
Podem tapar-se com outra placa ligeiramente maior, constituindo uma caixa de Petri. As placas de Petri devem o seu nome a uma homenagem feita ao bacteriologista alemão Julius Richard Petri (1852 – 1921).
Antigamente, todas as culturas eram realizadas por meio de tubos de vidro com declives. A placa de Petri foi inventada e aprimorada na década de 1880 pelo físico militar Julius Richard Petri e, por isso, recebe este nome.
A Placa de Petri para Laboratório é um recipiente cilíndrico, achatado que pode ser de vidro ou plástico amplamente utilizado para cultura de microrganismos, possui duas partes uma base e uma tampa.
24 curiosidades que você vai gostar
Ágar sangue (AS)
Uma das técnicas de cultura bacteriana pode ser feita em placas de petri.
As placas de Petri podem apresentar variados tamanhos, fazendo com que esse item seja bastante versátil. Em geral, são encontradas com diâmetros que variam de 35 a 150 mm. Quanto à altura, as placas de Petri podem, comumente, apresentar dimensões que variam de 10 a 25 mm.
ALÇA DE DRIGALSKI DE VIDRO
Indicado para espalhar suspensões de microrganismos na Placa de Petri contendo meio de cultura sólido. São utilizadas para exame dos microrganismos em microscópio óptico.
Deixe as placas de Petri na água fervente por pelo menos 15 a 20 minutos. Use as pinças para retirar as placas da água em ebulição e em seguida chacoalhe-as.
Quais são os tipos de meios de cultura?Meio de cultura enriquecido. ... Meio de cultura seletivo. ... Meio de cultura diferencial. ... Meio de cultura de transporte. ... Meio de cultura de triagem. ... Meio de cultura de identificação. ... Meio de cultura de contagem. ... Meio de cultura de estocagem e manutenção.
Esfrie-as cuidadosamente antes da coleta. Sempre abra os recipientes próximos à chama do bico de Bunsen. Evite que as tampas dos tubos e placas fiquem sob a bancada durante o cultivo. Não perfure ou rasgue o ágar, pois acarreta o acúmulo de bactérias e altera as condições de crescimento bacteriano.
As colônias deverão ser contadas com o auxílio de contador de colônias equipado com placa de vidro ou acrílico, com diâmetro compatível com o das placas utilizadas, dividido milimetricamente em quadrantes com 1 cm2 de área e com iluminação artificial uniforme.
O meio TSA (Tryptic Soy Agar) é um meio não selectivo onde crescem diversos tipos de bactérias heterotróficas .Preparar 500 ml de meio de cultura com a seguinte composição: ... Colocar o meio de cultura num frasco Schott de 500 ml e esterilizar na autoclave, a 121°C (1 atm), durante 15 minutos;
Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural. ... Além dos nutrientes e condições ambientais favoráveis para esse cultivo, muitos critérios devem ser considerados.
Louis Pasteur, em 1860, foi o primeiro a utilizar um meio de cultura para crescer bactérias em um laboratório. O meio era composto por extratos de leveduras, açúcar e sais de amônio. Em 1882, Robert Koch conseguiu colorir bactérias causadoras da tuberculose usando corante azul de metileno e calor.
O melhor método geral para esterilizar culturas é autoclavar a 121º C pôr 30 minutos (Pressão de 15 libras/pol²). após autoclavação é necessário acondicionar em "descartex" pois as placas são de vidro e torna-se perfurocortante!.
Primeiro é preparado o ágar (muitos deles já contém os nutrientes necessários para a cultura) que em seguida é despejado na placa de Petri, formando uma camada no fundo. Depois que a solução endurece, o microrganismo pode ser inoculado, geralmente através de uma alça de inoculação.
A obtenção de uma cultura pura a partir de uma cultura mista denomina-se isolamento, conseguido através da semeadura dos microrganismos na superfície de meios de cultura sólidos em placas de Petri, o que permitirá a formação de colônias (que são populações isoladas que crescem na superfície destes meios).
Os métodos de contagem microbianos devem ser capazes de contar qualquer nível de contaminação. Para isso, a estratégia utilizada é diluir a amostra, desta forma, a quantidade de microrganismo também é diluída. Desta forma, em alguma diluição será possível realizar a contagem.
Quais são os tipo de Meios de cultura?Líquidos ou caldos: crescimento indiscriminado com turvação do meio;Sólidos: crescimento de colônias isoladas, muito utilizado para culturas puras;Semi-sólido: adição de menor quantidade de ágar, mobilidade bacteriana;
O que é preciso para montar um moto grupo?
Qual a diferença entre filtro de água é purificador de água?
Quanto custa registrar um touro?
Qual linha de metrô para Jabaquara?
O que é refluxo nas veias das pernas?
Como registrar um produto importado na Anvisa?
O que faz a água do chuveiro esquentar?
Porque registrar contrato de locação em cartório?
Como montar um escritório de advocacia individual?
Como registrar estabelecimento no Sipeagro?
Quais tipos de evidências são possíveis de obter através da auditoria?
Como requerer isenção de IR por doença grave no INSS?
Como conseguir a desconsideração da personalidade jurídica?
Como ficar rico no GTA 5 no modo offline?
Como entrar com processo de cobrança indevida?
Como começar do zero GTA V online?
Como pedir estorno na Centauro?
Como pedir desculpas a uma amiga por mensagem?