O clima subtropical é um tipo climático que abrange as regiões localizadas ao sul do Trópico de Capricórnio, especificamente entre as latitudes 30° e 50° ao sul da linha do Equador.
Os climas subtropicais úmidos são encontrados em uma porção considerável da América do Sul. O clima se estende pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, na Região Sul do Brasil, em partes da Região Sudeste do Brasil, em seções do Paraguai, todo o Uruguai e na região do Rio del Plata na Argentina.
A vegetação nas regiões brasileiras que apresentam Clima Subtropical é diferente conforme a altitude do local. Nas áreas mais altas, há a predominância dos bosques de araucárias. Já nas áreas com altitudes mais baixas, predomina a vegetação de campos, conhecida como pradarias.
O clima subtropical é uma transição do clima tropical para o temperado, e ocorre em partes das Américas do Norte, do Sul e na Ásia. Com temperatura média anual inferior a 18ºC, e chuvas bem distribuídas no ano, que acarreta estações bem demarcadas, com um verão quente e inverno frio.
e) clima subtropical úmido: abrange a porção sul do país, com um clima úmido e mais frio do que os demais. A massar de ar predominante é a Tropical Atlântica, com influência de massas polares durante o inverno, de modo que o encontro dessa frente polar com frentes quentes provoca as chamadas chuvas frontais.
41 curiosidades que você vai gostar
Cfa (subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes, podendo haver estiagem; geadas pouco frequentes), no maciço do Itatiaia, em Minas Gerais e no Estado do Rio de Janeiro, no Planalto de Ibiúna, no Estado de São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul.
Clima tropical atlântico
Tem temperatura média entre 18º C e 26º C e índice pluviométrico com média de 1.200 mm por ano. No sul e no sudeste as chuvas acontecem com mais frequência no verão, já no nordeste o período chuvoso é durante o inverno.
O clima Subtropical é típico da região sul do Brasil. A temperatura média é em torno de 18º C, com verões quentes e invernos frios, portanto com elevada amplitude térmica anual. A massa de ar Tropical Atlântica atua principalmente no verão e a massa de ar Polar Atlântica tem maior presença no inverno.
Por causa da chamada zona climática temperada do sul, o clima da região Sul é subtropical. Isso significa que as estações do ano são bem definidas – verões quentes e invernos rigorosos – há a presença de umidade e as chuvas são regularmente distribuídas durante o ano.
São as características que definem um ambiente, como temperatura das estações do ano, quantidade de chuvas, ventos, espécies de vegetação e de animais. Existem dez tipos de clima no mundo: temperado, equatorial, tropical, subtropical, mediterrâneo, frio, frio de montanha, polar, semiárido e desértico.
O clima tropical úmido ocorre, principalmente, no litoral oriental e sul do Brasil, sendo caracterizado pela alta temperatura e o elevado teor de umidade. ... O clima subtropical ocorre unicamente na região Sul, essa característica climática distingue-se totalmente do restante do Brasil.
O clima subtropical ocorre nas regiões abaixo do trópico de Capricórnio. No Brasil abrange São Paulo, Paraná em sua maior parte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a porção sul de Mato Grosso do Sul. No clima subtropical, a temperatura média é de 18 ºC.
Ele é muito comum nas regiões da Europa e tem características como: bom índice de precipitação, chuvas bem distribuídas durante o ano, inverno frio e verão mais ameno, baixa amplitude térmica.
Os locais onde prevalecem esse tipo de clima estão localizados na faixa de 10º de latitude da linha do Equador. É um clima tropical de altas e constantes temperaturas, abundantes chuvas, ventos leves e alta umidade durante todo o ano, com uma pequena amplitude térmica anual.
Os domínios climáticos subtropicais no território brasileiro são dois. A metodologia para a divisão desses domínios em subtropical e subtropical úmido é caracterizada pela quantidade de meses secos, que consiste na diferença entre a precipitação pluviométrica e a evapotranpiração potencial (ETP).
E os principais motivos são as diferenças de vegetação e urbanização. O extremo da Zona Sul é ainda mais frio do que outras regiões porque Engenheiro Marsilac e Capela do Socorro, por exemplo, são extremamente vegetadas. Além disso, é próxima da Serra do Mar e ainda conta com as represas Guarapiranga e Billings.
A temperatura atinge os 10ºC nas regiões com altitudes acima de 1.100 metros e permanecem em média entre 20ºC e 22ºC durante o ano. Nas regiões de planalto, a média anual oscila entre os 24ºC e 27ºC, enquanto nas regiões mais baixas permanecem entre 30ºC e 32ºC.
Apesar de ser a menor região brasileira em extensão territorial, as terras da região Sul são as mais bem aproveitadas. Suas lavouras produzem grandes safras de arroz, soja, uva (Rio Grande do Sul); café, algodão, batata, feijão, milho e trigo (Paraná); e alho, fumo e maçã (Santa Catarina).
O clima predominante é o subtropical. Caracteriza-se por ter as estações do ano bem diferenciadas, com grandes variações de temperatura. É a região mais fria do País, onde, durante o inverno, ocorrem geadas e até neve em alguns lugares.
Pode-se dizer que entre as principais características do clima desértico, estão a elevada amplitude térmica e as temperaturas altíssimas durante o dia. ... Em se tratando de localização, o clima desértico é encontrado na região intertropical (zona entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio).
Aspectos físicos: A Região Sul é a mais fria do Brasil, sendo de clima subtropical. Suas principais formações vegetais são a Mata Atlântica, as Matas de Araucárias e Matas Ciliares. Suas formações de relevo são planícies, depressões, com planaltos meridionais e atlântico.
O clima tropical de altitude é predominante em áreas de altitude igual ou superior a 800 metros. Caracteriza-se por médias de até 22 °C e chuvas que acumulam 1.500 mm anuais. O clima tropical de altitude é característico das regiões serranas e planaltos do sudeste brasileiro.
O clima tropical de altitude atua nas áreas serranas da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) – zonas acima dos 800 metros em relação ao nível do mar. Devido a altitude elevada, as temperaturas são as mais baixas entre os climas tropicais.
Nas regiões de clima tropical atlântico no Brasil, predomina a vegetação da Mata Atlântica.
Conhecidos como clima continental, são climas tipicamente temperados com invernos mais rigorosos, que se caracterizam por apresentar temperatura média negativa no mês mais frio, ou seja, menores que 0 graus, o que faz com que a cobertura de neve dure cerca de um mês permanente no chão.
Como manter uma boa convivência no ambiente de trabalho?
Qual é a sílaba tônica de país?
Como compartilhar um Filme do Google Fotos?
Como separar em sílabas a palavra contemporâneo?
Como separar a palavra arraia?
Como iniciar o desenvolvimento de uma redação dissertativa?
Qual a sílaba tônica de cérebro?
Como separa a palavra apreciação?
Como se escreve 2 4 milhões por extenso?
Como é o número 254 em indo árabe?