Melipona é palavra de origem grega, méli = mel, pónos = trabalho. As jataís são abelhas pequeninas, sem ferrão e muito cobiçadas pelos apicultores. Encontradas, com freqüência, nas altitudes acima de 500 metros.
A Jataí possui cor amarelo-ouro e tem corbículas pretas (aparelho coletor onde o pólen é recolhido). Também, não possui ferrão. É uma abelha muito mansa, no máximo, dá uns pequenos beliscões ou gruda cerume nos intrusos quando se sente ameaçada.
O processo se dá por meio da retirada de material (como favos de cria, abelhas operárias jovens e alimentos) de um dos ninhos de um meliponário (o local aonde se criam as colônias). Foram formadas várias minicolônias e em cada uma introduziu-se uma rainha produzida em laboratório para ser fecundada por um macho.
Para a divisão é preciso ter uma colmeia forte, com uma população forte estabilizada, e uma caixa vazia, onde será colocado parte do material biológico, no processo de multiplicação da colônia.
Por exemplo, na literatura há informações de que espécies do gênero Melipona podem voar em média 2 km, ao passo que espécies menores, como a jataí (Tetragonisca angustula) e mirim (Plebeia spp.), podem voar até 500 metros de suas colônias.
Para as larvas das operárias são fornecidos alimentos idênticos à geléia real e na medida em que as larvas vão desenvolvendo, com 3 dias, começam a fornecer alimentos com a mistura de pólen e mel. Pela diferenciação no alimento, a fase larval das operárias levam 6 dias em comparação ao da rainha que leva 5,5 dias.
Após sair das células (emersão), operárias e rainhas virgens vivem em média 50/55 dias. As rainhas, entretanto, depois de tornarem-se rainhas poedeiras, vivem de um a três anos.
Inicialmente a abelha rainha acasala-se com alguns zangões. Os espermatozoides liberados pelos zangões são lançados na espermateca e, a partir daí, a rainha determinará quais ovos serão fecundados e quais não serão. ... Os zangões são colocados em alvéolos maiores, enquanto as fêmeas ficam em alvéolos menores.
Modo de fazer - Coloque um pouco de gel própolis dentro da garrafa PET e mexa até que a solução se espalhe por toda a lateral da garrafa. - Envolva também o canudo no gel própolis. - Encape a garrafa com jornal e depois com o saco preto. Fixe com uma fita adesiva na ponta da garrafa.
A rainha tem um abdômen mais pontudo, diferente das abelhas comuns, que têm um abdômen mais arredondado. A partir disso, é fácil identificá-la. 3 Procure pela abelha que está com as pernas esticadas.
A palavra “jataí” é de origem indígena e vem da língua tupi “yata’ i”. Melipona é palavra de origem grega, méli = mel, pónos = trabalho.
São extremamente asseadas, não pousando sobre quaisquer dejetos, como fazem as abelhas arapuá, que retiram material para construir seu ninho até de estrume de cachorro. Raramente coletam água, pois tiram-na do próprio néctar, que é aquoso. A cera é produzida através de glândulas localizadas no dorso do abdômen.
Para conservar as colmeias, os apicultores devem saber a diferença entre uma abelha rainha e as abelhas comuns para poder identificá-la e marcá-la. Para tal, é preciso observar as diferenças no comportamento, na localização e nas características físicas da rainha. Procure a maior abelha. A abelha rainha quase sempre será a maior abelha da colmeia.
Como funciona uma investigação criminal no Brasil?
Qual episódio Shanks perde o braço?
Como Imprimir uma imagem frente e verso na mesma posição no Word?
Quantos dias para o Secnidazol fazer efeito?
Como funciona o contrato parcial de trabalho?
Qual é a origem do significado do termo Seis Sigma?
Para que serve a lente filtro azul?
Como a Saxenda age no emagrecimento?
Como o cloreto de potássio pode matar?
Como acabou o Sacro Império Romano-germânico?
Quando a pessoa recebe uma intimação?
Quais são as reações de halogenação?
Como limpar cache do roteador Tp-link?
O que é a iniciativa popular e quais são seus requisitos?
Como funciona a iniciativa popular?
O que o Sindicato pode fazer pelo trabalhador?