As reações de halogenação são um tipo de reação orgânica de substituição, isto é, aquelas em que um átomo ou grupos de átomos são substituídos por átomos ou grupos de átomos de outra molécula orgânica. Geralmente, esse tipo de reação se processa com alcanos e hidrocarbonetos aromáticos (benzeno e seus derivados).
Um exemplo de haleto de alquila é o gás inflamável clorometano ou cloreto de metila (H3C ─ Cl). Ele pode ser obtido por meio da reação de halogenação, em fase gasosa, entre o metano e o cloro. Nesse exemplo, um hidrogênio do metano é substituído pelo cloro, ocorrendo, portanto, uma monocloração.
1. Monocloração. A entrada de um cloro em um composto orgânica representa uma reação de monocloração. A monocloração desse composto ocorre no final do processo.
As reações de halogenação referem-se àquelas onde um átomo de qualquer elemento da família 7A (halogênios – F, Cl, Br e I) substitui um átomo de hidrogênio, ou ainda, reduz a insaturação de uma ligação entre carbonos (pela eliminação de uma ligação pi).
A hidrogenação é uma reação orgânica de adição, pois o reagente gás hidrogênio, H2, adiciona-se a uma molécula orgânica. A molécula orgânica que sofrerá a reação precisa ser insaturada, como ocorre no caso dos alcenos, alcinos, dienos e aromáticos.
As reações de substituição em alcanos podem acontecer por halogenação, nitração e sulfonação. Elas são influenciadas pelo tipo de carbono ao qual o hidrogênio está ligado.
As reações de adição ocorrem quando é adicionado um átomo ou um grupo de átomos em carbono de uma ligação dupla ou tripla. A ligação pi é rompida e pode originar vários tipos de compostos. As principais reações de adição são: hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
As reações de adição ocorrem quando se adiciona um reagente a uma molécula orgânica. Os principais tipos são hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e hidratação.
Os halogênios são todos os elementos químicos pertencentes à família VIIA ou grupo 17 da Tabela Periódica. Esses elementos recebem essa denominação porque são formadores de diversos sais inorgânicos.
As reações de substituição são aquelas nas quais um átomo (ou grupo de átomos) da molécula orgânica é substituído por outro átomo (ou grupo de átomos). ... As reações de substituição ocorrem especialmente com alcanos, hidrocarbonetos aromáticos (benzeno e seus derivados) e com haletos orgânicos.
As reações de halogenação referem-se àquelas onde um átomo de qualquer elemento da família 7A ( halogênios – F, Cl, Br e I) substitui um átomo de hidrogênio, ou ainda, reduz a insaturação de uma ligação entre carbonos (pela eliminação de uma ligação pi ).
Os elementos comuns encontrados nos halogênios são F2, Cl2, Br2 e I2, por isso, o método é denominado como halogenação.
No processo mostrado acima, uma molécula de alcino reage quimicamente com uma molécula de hidrogênio no estado gasoso, dando origem a uma molécula de alceno, a qual reagirá com outra molécula de hidrogênio gasoso, resultando então em um alcano; ambos processos submetidos a alta pressão e temperatura, e catalisados.
A hidrogenação consiste na ação de hidrogenar, adicionar hidrogênio, processo químico de redução no qual o hidrogênio gasoso (H 2) é diretamente adicionado a uma substância, geralmente hidrocarbonetos, alcenos (que apresentam uma dupla ligação entre os átomos de carbono) ou alcinos (que apresentam uma ligação tripla entre carbonos).
Como fazer curativo no granuloma?
Qual tinta spray para pintar papelão?
Como tratar candidíase de fralda?
Como pintar o cabelo de um homem?
Como tratar estiramento no Tendao?
O que é gastrite crônica antral?
O que é fungo branco nas plantas?
Qual o melhor remédio para hematomas?
Pode passar cetoconazol em gato?
O que é bom para curar fissura na vagina?
O que deve ser monitorado durante um procedimento anestésico?
O que causa a hiperextensão do joelho?
Quais plantas vivem no solo argiloso?
Como plantar manjericão no solo?