As duas formas – dai-me e dá-me – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, têm o mesmo sentido mas referentes a pessoas gramaticalmente diferentes. Basicamente estamos a solicitar algo, de alguém – “que me dê”; pelo que também devemos estender esta dúvida a “dê-me”.
Pode usar uma ou outra forma, ou seja, ligando o pronome clítico ao verbo principal — dar — (1) ou ao verbo auxiliar (ou semiauxiliar, onde se integram os verbos modais dever e poder1) que, neste caso, ocorre da forma «Pode» (2): 1) Pode dar-me a sua opinião? 2) Pode-me dar a sua opinião?
Significado de Dê substantivo Ação imperativa do verbo dar; ato de oferecer ou de pedir: não me dê motivos para te demitir; dê dinheiro ao menino! Não confundir com: de.
Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.
Além do vômito, náuseas e diarreia causados logo após o consumo do chá, outros efeitos físicos podem afetar os usuários, como taquicardia, tontura, aumento da pressão sanguínea, dor no peito e até convulsões.
Na linguagem oral (falada), é aceitável “Me diga”, pois o importante é mantermos nosso papel comunicativo. Agora, na escrita, jamais se inicia uma frase colocando o pronome antes do verbo.
Se não me ama mais, diga-me. Mesóclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos no meio do verbo. Usa-se a mesóclise, quando houver verbo no Futuro do Presente ou no Futuro do Pretérito, sem que haja palavra atrativa alguma.
Havendo uma construção frásica com a presença do artigo definido o, deverá ser usada a forma contraída do. Havendo uma construção frásica com a presença do artigo definido a, deverá ser usada a forma contraída da. Não havendo a presença de um artigo definido, deverá ser usada a preposição de.
1. As palavras oxítonas terminadas com vogais tônicas “e” e “o” fechadas, seguidas ou não de “s” continuam sendo acentuadas: dê, dês (do verbo dar), lê, lês (do verbo ler), português, você(s), pôs (do verbo pôr), avô. 2.
O que é GHS e para que foi criado?
Qual a finalidade dos recursos educacionais abertos?
Quais são os sistemas esqueléticos?
Tem como usar cimento empedrado?
O que são países ocidentais e orientais?
Como saber tamanho de um vetor?
Quem faz bolo e boleira ou confeiteira?
Qual código cria um objeto com a data e hora atual Java?
O que significa o fato de aprender?
Pode vender imóvel com arresto?
São exemplos de dispositivos de proteção para circuitos elétricos?
Quando vai ser a prova do técnico de necropsia?
Como emitir nota fiscal avulsa pelo CPF?
O que a NR10 fala sobre aterramento?