Para que o N2 atmosférico atinja o solo, entrando no ecossistema, ele deve passar por um processo chamado fixação, que é realizado por pequenos grupos de bactérias nitrificantes, que retiram o nitrogênio na forma de N2 e o incorporam em suas moléculas orgânicas.
O ciclo do nitrogênio assegura que esse elemento interaja com os organismos vivos e com o ambiente físico-químico. O ciclo do nitrogênio começa com a transformação do N2 da atmosfera em outros compostos nitrogenados. Essa transformação é denominada de processo de fixação, que pode ser físico, industrial ou biológico.
O nitrato liberado pode ser absorvido, utilizado pelas plantas e convertido em compostos orgânicos. Desse modo, o nitrogênio entra na cadeia alimentar. Os animais conseguem adquirir nitrogênio por meio da alimentação.
Os animais conseguem utilizar o nitrogênio na forma de compostos orgânicos, tais como aminoácidos e proteínas. As plantas e algas, por sua vez, utilizam o nitrogênio na forma de íons nitrato (NO3-) ou íons amônio.
O ciclo do nitrogênio é essencial para a manutenção da vida nos solos e na água. Conhecê-lo é fundamental para várias culturas. As plantas precisam da amônia e do nitrato como nutrientes. Por outro lado, os indivíduos aquáticos requerem níveis controlados desses compostos nitrogenados.
Eles aproveitam o nitrogênio que se encontra na forma de aminoácidos. Produtores introduzem nitrogênio na cadeia alimentar, através do aproveitamento de formas inorgânicas encontradas no meio, principalmente nitratos (NO 3) e amônia (NH 3+ ). O ciclo do nitrogênio pode ser dividido em algumas etapas:
Os animais conseguem utilizar o nitrogênio na forma de compostos orgânicos, tais como aminoácidos e proteínas. As plantas e algas, por sua vez, utilizam o nitrogênio na forma de íons nitrato (NO 3-) ou íons amônio. O ciclo do nitrogênio assegura que esse elemento interaja com os organismos vivos e com o ambiente físico-químico.
A palavra nitrogênio é uma derivação do grego nitro genins (o que forma nitro), contudo esse não é o nome original do elemento. Em 1722, o químico Antoine Laurent de Lavoisier, autor da sua descoberta, nomeou-o de azoto (sem vida).
Os consumidores conseguem o nitrogênio de forma direta ou indireta através dos produtores. Eles aproveitam o nitrogênio que se encontra na forma de aminoácidos. Produtores introduzem nitrogênio na cadeia alimentar, através do aproveitamento de formas inorgânicas encontradas no meio, principalmente nitratos (NO 3) e amônia (NH 3+ ).
Quem criou a teoria das 3 idades?
Como montar uma linha do tempo no Word?
Como evitar o descarte inadequado de lixo?
O que prejudica a produção de colágeno?
O que precisa para sacar FGTS rescisão?
Como calcular a vida útil de um equipamento?
O que são os vícios redibitórios e suas principais características?
Como faço para criar um diretório?
O que é uma perspectiva isométrica?
Como funcionam os títulos do Tesouro Nacional?
O que significa hemácias alta?
Quais alimentos tem proteínas para ganhar massa muscular?