Já a eutrofização é o fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (principalmente nitrogênio e fósforo) nos ambientes aquáticos, provocando o crescimento excessivo de algas e criando condições de falta de oxigênio e luz, o que provoca a morte de seres aquáticos.
Para se controlar deve agir de forma a cessar o despejo de fertilizantes nos corpos hídricos, para tanto deve ser feito um estudo para implantar medidas que diminua a intensidade de degradação do solo que é o que mais influencia no deslocamento de solo.
Pesquisadores da Unicamp e da University of Edinburgh, Escócia, encontraram uma possibilidade de aumentar a absorção do nitrato no solo pelas plantas, o que pode ajudar na redução do uso de fertilizantes nitrogenados.
Para não contaminar ainda mais as águas, é importante mudar algumas ações como:
Esses fertilizantes proporcionam a redução em até 10% do uso de fertilizantes químicos porque potencializam a ação microbiana, disponibilizando mais nutrientes ao solo. ...
Para mitigar esse efeito é recomendada a incorporação dos fertilizantes no solo, manutenção adequada de umidade logo após a aplicação do insumo ou ainda com a escolha de novos alternativas disponíveis no mercado.
As reduções de perdas devem também ser implementadas por cada pessoa, que deve ter o cuidado, por exemplo, de fechar bem as torneiras. Além da redução de perdas, pode-se aumentar o uso eficiente da água através da reutilização de efluentes tratados, por exemplo na rega de jardins.
Listamos cinco medidas que podem trazer não só conforto hídrico à sua propriedade como também economia para seu bolso.
Com as enxurradas arrastando esses fertilizantes para os rios, lagos e represas, as algas se proliferam rapidamente, em uma proporção acima do normal. Isso dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água.
Isso dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água. Essa situação se torna pior quando essas algas morrem, pois elas liberam um número muito grande de detritos que são decompostos por microrganismos aeróbios, ou seja, microrganismos que utilizam o restante de oxigênio da água, causando a morte de vários peixes e plantas aquáticas.
Os fertilizantes contêm em sua composição nitratos e fosfatos, e uma vez lançados nas lavouras são posteriormente arrastados com a água das chuvas para o leito dos rios ou se infiltram no solo, indo para os lençóis freáticos e mananciais.
A agricultura se sustenta com a ajuda dos fertilizantes químicos, se não fosse por eles não seria possível produzir a grande demanda de alimentos necessária para abastecer a população mundial. Mas juntamente com estes benefícios vem a poluição de rios, lagos e mares.
Qual foi o livro mais vendido 2021?
Como calcular a pressão final?
Quanto é para tirar nada consta?
Como sair de uma gravidez psicológica?
Quando teve início a Igreja de Jesus Cristo?
Qual o neurotransmissor responsável pela depressão?
Como é feita a cerâmica chinesa?
Como usar a vitamina E no rosto?
Como formatar o celular e não perder os contatos?
Qual é o 0800 do Banco Central?
Qual o novo Código de Ética de Enfermagem?
Quanto tempo demora para vencer o passaporte?
Como utilizar os sais de banho?
O que é pensamento crítico exemplo?
Qual o melhor banco para E-commerce?
Quais são os órgãos reprodutores das plantas?