As Guerras Napoleônicas foram resultado direto das Guerras Revolucionárias Francesas (17), desencadeadas pelo choque entre os novos ideais revolucionários e a defesa do sistema monárquico nos países europeus, representado principalmente pelo Sacro Império Romano.
Inicialmente, o poderio da França cresceu exponencialmente, com os exércitos de Napoleão conquistando boa parte da Europa. No total, o imperador francês lutou em mais de sessenta batalhas e perdeu muito poucas, a maioria no fim da sua carreira.
Dois fatores foram decisivos para a derrota das tropas francesas: a impossibilidade de apoio da Espanha, também convulsionada, e a fidelidade da massa popular a seu rei, colocando-se contra o invasor infiel.
Guerra Peninsular Em decorrência do Bloqueio Continental, Portugal levou a corte real para o Brasil, transferindo mesmo o seu governo para o Rio de Janeiro, com receio das consequências da decisão de ir contra o novo plano de Bonaparte contra a economia inglesa.
Em um cenário de batalhas no qual as tropas de Napoleão estavam em desvantagem em relação ao exército composto pelas nações opositoras, a França foi derrotada na Batalha de Waterloo, na Bélgica, em 1815, e as Guerras Napoleônicas chegavam definitivamente ao fim.
Em um cenário de batalhas no qual as tropas de Napoleão estavam em desvantagem em relação ao exército composto pelas nações opositoras, a França foi derrotada na Batalha de Waterloo, na Bélgica, em 1815, e as Guerras Napoleônicas chegavam definitivamente ao fim.
A Era Napoleônica teve como característica principal a grande expansão territorial orquestrada por Napoleão Bonaparte. Suas pretensões de conquista territorial levaram-no a chegar até o Egito, ao sul, e à Rússia, no leste, impondo preocupação e acirrando a rivalidade com vários Estados e reinos na Europa.
As guerras napoleônicas tiveram um impacto significativo no cenário geopolítico europeu, como no dissolvimento do Império Romano-Germânico, e fez ascender novas ondas de patriotismo e nacionalismo pelo continente, que ajudaram os processos de reunificação na Alemanha e Itália ao final do século XIX.
Invasões Francesas Contextualização histórica: No ano de 1769, na pequena ilha de Córsega, perto de Itália, nasce Napoleão Buonaparte. Nesse mesmo ano, esta ilha foi vendida aos Franceses pelos Genoveses. O jovem Napoleão, destinado a ser oficial, foi enviado para uma escola militar aos 10 anos.
Guerras Napoleônicas Guerras Napoleônicas Topo: Batalha de Austerlitz Abaixo: Bata ... Topo: Batalha de Austerlitz Abaixo: Bata ... Data 18 Local Europa, Oceano At ... Data Combatentes Combatentes Coalizão: Reino Unido Império Austríaco ... Império Francês Estados Clientes : Espan ... ...
Conhecido como o “Governo de Cem Dias”, essa desesperada volta de Napoleão ao poder foi logo fustigada pelos seus inimigos na batalha de Waterloo. Dessa vez, o lendário militar foi exilado na ilha africana de Santa Helena. Seis anos mais tarde, ele morreu em consequência de uma terrível doença (provavelmente câncer) que acometia o seu estômago.
Como configurar o Outlook no meu computador?
Como fazer sublimação na cor preta?
Como acessar qualquer curso Hotmart?
Como fazer a trilha Morro Dois Irmãos?
O que é inovação tecnológica na educação?
O que usar no lugar de a mesma?
Como identificar um surto alimentar?
Qual é a TV por assinatura mais barata?
Como usar o papel transfer Bright?
Como Destacar uma palavra no Power Point?
Como subir no topo da Torre Eiffel?
Pode subir no telhado com chuva?
O que pode substituir a palavra mais?
Qual o preço para furar um poço semi artesiano?
Como subir de ranking no Overwatch?