A causa mais frequente é o linfonodo reacional. É uma reação a qualquer processo infeccioso ou inflamatório que esteja ocorrendo próximo àquela região. Por exemplo, sinusite, dor de garganta, infecção no ouvido ou problemas dentários podem causar o aparecimento destes carocinhos no pescoço.
A biópsia de linfonodo é o método diagnóstico de escolha para linfonodomegalia localizada ou generalizada inexplicadas, excetuando-se a linfonodomegalia cervical localizada com suspeita de tumor, em que o primeiro exame é a punção-biópsia por agulha fina.
Os linfonodos benignos apresentam uma vascularização do centro para a periferia, ao passo que os malignos, uma vascularização desorganizada. O diagnóstico definitivo, entretanto só é feito por meio da punção aspirativa por agulha fina destes linfonodos, com estudo do material colhido.
Nas neoplasias malignas os linfonodos tendem a ser endurecidos, coalescentes e fixos à pele ou a planos profundos e geralmente sem características inflamatórias. Entretanto, é importante lembrar que a dor nem sempre diferencia linfonodos benignos, de malignos.
Função dos linfonodos Os linfonodos (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático.
Possuímos vários linfonodos, por exemplo, a linfa que percorre os dedos sobe em direção ao tórax e no percurso se junta com a linfa do braço. Através dos vasos linfáticos estas linfas chegam até os gânglios do cotovelo ou da axila, onde serão filtradas e devolvidas à circulação.
Estes linfonodos podem ser encontrados isolados pelo corpo, mas, maioritariamente, estão presentes em grupos em locais como o pescoço, axilas e virilhas. Cada grupo geralmente é responsável por ajudar a combater infecções que se desenvolvem por perto, ficando inchados quando isso acontece.
Linfonodos aumentados no pescoço podem indicar a presença de câncer na cabeça ou no pescoço, ou ser sinal de linfoma (câncer do sistema linfático que se origina na maioria das vezes nos linfonodos). Linfonodos aumentados nas axilas. Linfonodos aumentados nas axilas também podem ser um sinal linfoma ou de câncer de mama.
Normalmente o linfonodo não cresce mais que 2 cm. Já numa linfonodomegalia causada por câncer, os linfonodos apresentam um crescimento lento, normalmente não causam dor, no início não há alterações na coloração da pele, a superfície é irregular e o gânglio em geral tem mais de 2 cm. Leia também: Linfonodos aumentados pode ser câncer?
Como parar de odiar sua família?
Como fazer para não pagar a taxa de inscrição do Enem?
O que fazer quando se sente magoado?
Como imprimir uma carta Pokémon?
Como que funciona audiência virtual?
Como estudar regras de acentuação?
Pode tomar banho com curativo Hidrocoloide?
O que acontece se não pagar a taxa de importação?
Como melhorar a relação depois dos filhos?
Como incluir dependente no INSS?
Como a cultura digital faz parte do meu cotidiano?
Como podemos nos comunicar com as pessoas que possui deficiência auditiva?
Como podemos usar a empatia no nosso Dia-a-dia?
Quais as influências na hora de orientar no espaço?
Como pegar a fatura da Gaston?
Como podemos perceber a passagem do tempo ao longo do ano?
Como podemos nos orientar a noite qual constelação serve para orientação no Brasil?