A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a. A existência de crase, ou seja, de uma contração, é indicada com a escrita do acento grave por cima da vogal a.
Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase. Além disso, se houver a preposição “a” seguida dos pronomes “aquele”, “aquela”, “aquilo”, “a” (=aquela) e “a qual”; ocorrerá crase.
2ª Dúvida: Existe crase antes de pronomes pessoais? Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.
Se você tiver dúvida se o verbo precisa ou não de preposição, troque a palavra feminina por uma masculina. Se aparecer o artigo definido “o”, a oração original leva crase. Por exemplo: Eu assisti à apresentação. / Eu assisti ao filme.
É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em algumas locuções conjuntivas como, por exemplo, “à saúde”.
39 curiosidades que você vai gostar
Mal à saúde tem crase, pois segundo as normas da ortografia, diante de palavras femininas o (a) sempre tem crase, como nos exemplos a seguir: Sou grata à população. Fumar é prejudicial à saúde. Este aparelho é posterior à invenção do telefone.
A forma correta de escrita é saúde de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento agudo no “u”. Saúde significa condição geral do corpo e da mente em relação às doenças e ao vigor físico e mental.
a) Quanto, quantos e quantas: são pronomes relativos que seguem os pronomes indefinidos "tudo", "todos" ou "todas". Atuam principalmente como sujeito e objeto direto. b) Como e quando: exprimem noções de modo e tempo, respectivamente. Atuam, portanto, como adjuntos adverbiais de modo e de tempo.
Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.
Quais são os sinais vitais alterados?
Porque o titã mandíbula da Ymir é diferente?
Quando interrompe a prescrição na execução fiscal?
Quando se faz intercâmbio repete de ano?
Porque é que as vacas são sagradas na Índia?
Como fica o útero nos primeiros dias de gravidez?
O que é interação social e qual sua importância?
Qual a validade jurídica de uma notificação extrajudicial?
Qual o celular mais rápido 2021?
Qual o melhor produto para disfarçar cicatrizes?
Quem são as partes de uma ação?
Como é feito o teste de catalase?