Despachos – O CPC define como despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte. Isso quer dizer que, nos despachos, o objetivo não é solucionar o processo, mas determinar medidas necessárias para o julgamento da ação em curso.
CONCLUSO PARA DESPACHO – DECISÃO DO JUIZ
A partir daí o juiz chega a uma conclusão e pode dar uma sentença, decisão ou despacho (que pode deferir/concordar ou indeferir/discordar). Se achar necessário, o juiz também pode intimar alguma das partes envolvidas e/ou pedir que se manifestem.
Os despachos são os demais pronunciamentos do juiz, também chamados de atos ordinatórios ou de impulso oficial, pois dão andamento ao processo. Como não têm conteúdo decisório, não são passíveis de recurso.
Ela leva, em média, 1 ano e 7 meses. Já a fase da execução é a concretização do direito reconhecido na sentença. Em outras palavras, é quando a parte derrotada deve pagar o que deve ao vencedor do processo.
Por exemplo, quando um juiz determina que o escrivão numere as páginas de um processo, ele está despachando. Quando ele manda o oficial de justiça citar um réu, ele está despachando, afinal o processo não pode ir para frente se o réu não é citado. Como o despacho não é uma decisão, não cabem recursos contra ele.
29 curiosidades que você vai gostar
Tanto a sentença quanto o acórdão marcam o fim do processo, ao menos na instância em que se encontra. Despachos – O CPC define como despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte.
Isso quer dizer que, nos despachos, o objetivo não é solucionar o processo, mas determinar medidas necessárias para o julgamento da ação em curso.
Quando recebemos uma sentença, sempre vamos para a última página, onde normalmente está o dispositivo, que é a parte onde o juiz, efetivamente, resolve o processo, atribui a procedência ou improcedência dos pedidos, condenando as partes, distribuindo as custas e a sucumbência (falaremos sobre isso n outro momento).
No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.
Qual a melhor vitamina C para clarear o rosto?
O que faz o Neuropsicopedagogo hospitalar?
Quais são os riscos da quimioterapia?
Como pagar boleto no caixa eletrônico digitando código de barras?
Tem como cortar um pedaço do áudio no WhatsApp?
Quais são as características marcantes da arquitetura chinesa?
Como se aposenta o contribuinte facultativo?
Qual a lua superior mais forte?
Porque 1 cm3 é equivalente a um mililitro?
O que fazer para diminuir o VHS?
Como tratar Processamento Auditivo Central?
Qual o país que mais usa redes sociais?
Qual o tamanho da mochila que posso levar no aviao?
Qual tipo de aquecedor é mais seguro?
É fácil arrumar emprego em Luxemburgo?
Qual é a potência de cada eletrodoméstico?
Como ganhar dinheiro com desenvolvimento web?