Musicoterapia é uma prática com música no contexto clínico de tratamento, reabilitação ou prevenção de saúde e bem-estar. Decorre num processo sistemático ao longo do tempo, efetuado entre um musicoterapeuta e uma pessoa ou um grupo. Para recorrer à musicoterapia não é necessária formação ou treino musical.
Musicoterapia, como o nome já diz, é uma forma de tratar os pacientes através da música. É uma técnica que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos. A música faz com que sintamos emoções positivas ou negativas.
A sessão pode ser realizada apenas com o paciente ouvindo a música que o musicoteraputa toca, ou, participando e fazendo a música com o terapeuta. A musicoterapia também pode ser realizada em grupos, onde todos participam tocando um instrumento e executando uma música em grupo.
Ele pode ser realizado com o paciente passivo, somente escutando o musicoterapeuta tocando, ou ativo, ou seja, participando e fazendo música com o terapeuta. Essas sessões de terapia são muito úteis para ajudar no desenvolvimento de habilidades comunicativas e de autoexpressão.
A formação do musicoterapeuta inclui teoria musical, canto, percussão, prática em ao menos um instrumento harmônico (piano ou violão) e instrumentos melódicos (como flauta doce). Também faz parte da formação do musicoterapeuta o conhecimento dos cinco modelos de educação musical: Noção de arte. Expressão corporal.
40 curiosidades que você vai gostar
Como funciona a musicoterapia
É justamente aí que entra a figura do musicoterapeuta, profissional que faz uma graduação ou uma pós-graduação com o objetivo de aplicar a música como um tratamento complementar às mais diversas condições.
Indicações da musicoterapia
Ela tanto pode ajudar crianças com deficiência mental, quanto pacientes com problemas motores, aqueles que tenham tido derrame, os portadores de doenças mentais, como o psicótico, ou ainda pessoas com depressão, estressadas ou tensas.
A consulta de musicoterapia custa entre R$ 80,00 e R$ 150,00, dependendo da região. Alguns convênios cobrem o valor das sessões e há atendimentos realizados pelo SUS e SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
O musicoterapeuta usa a música e seus elementos – som, ritmo, melodia e harmonia – para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos. ... Atua, também, na área de reabilitação motora, no restabelecimento das funções de acidentados ou de convalescentes de acidentes vasculares cerebrais.
Como ocorrer o reembolso do INSS?
Quando você percebe que a amizade acabou?
O que fazer quando descobre uma traição antiga?
Como é a alfabetização de surdos?
O que fazer para acabar com o corrimento na gravidez?
O que fazer para aumentar o leite de vaca leiteira?
Como tratar um cisto de retenção?
Qual medicamento para displasia?
Quais os fatores desencadeantes para colecistite?
Como hidratar idoso com disfagia?
Como é o tratamento de câncer de pele?
Como tratar um idoso com delirium?
O que fazer para amenizar a coceira na barriga?
Qual a alimentação ideal para um American Bully?
Quais os sintomas da diverticulite inflamada?