É imprescindível que todos os seres vivos tenham um nome científico e que este tenham uma linguagem internacional, tal como o latim, a vantagem que isso evita possíveis confusões com as classes de animais em diferentes partes do mundo.
A nomenclatura binomial cria um padrão na escrita de nomes científicos, evitando assim a confusão causada por nomes populares. Sabemos que existe uma infinidade de seres vivos no planeta e cada um recebe um nome popular de acordo com a região onde é encontrado.
Considerando que uma única espécie pode receber diversos nomes vulgares, a nomenclatura biológica se torna uma importante ferramenta de comunicação entre cientistas e sociedade em geral, já que padroniza as informações referentes a indivíduos de uma espécie.
Há duas organizações internacionais que determinam as regras de nomenclatura, uma para zoologia e outra para botânica. Segundo as regras, o primeiro nome publicado (a partir do trabalho de Lineu) é o correto, a menos que a espécie seja reclassificada, por exemplo, em outro gênero.
- A primeira letra da primeira palavra do nome científico deve estar em maiúsculo. As demais, em minúsculo, assim como o epíteto específico; - O nome científico deve ser escrito em itálico.
22 curiosidades que você vai gostar
A taxonomia de Lineu classifica as coisas vivas em uma hierarquia, começando com os Reinos. Reinos são divididos em Filos. Filos são divididos em classes, então em ordens, famílias, gêneros e espécies e, dentro de cada um em subdivisões.
O nome científico é uma combinação binária, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico. O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.
Os objetivos da nomenclatura biológica são possibilitar a comunicação e a indexação das informações existentes sobre os organismos. A nomenclatura assegura nome único e distinto para cada táxon, promovendo a estabilidade e a universalidade dos nomes científicos.
A nomenclatura é regida por um código para que todos os cientistas do mundo possam “falar” e “entender” a mesma linguagem. O objetivo dessa ação didático-científica é mostrar a importância da nomenclatura botânica e a classificação taxonômica dos seres vivos relacionados à nossa vida cotidiana.
Porque o CFOP precisa ser informado nas notas fiscais?
São doenças de notificação compulsória imediata de acordo com o Ministério da saúde?
Quantas parcelas de Seguro-desemprego com 7 meses?
Como fazer faculdade na Itália de graça?
O que é o que é qual a cidade mais limpa?
Como calcular a quantidade de massa corrida?
Como usar óleo essencial no difusor via aroma?
Para que serve uma câmera fotográfica?
Qual é o objetivo do balanço patrimonial?
O que significa a palavra irrevogável na Bíblia?
Qual o extrativismo vegetal que destrói a vegetação?
Quem foi dispensado do Exército pode ser convocado para guerra?
Quem tem vista cansada tem que usar óculos?
O que é um delírio de referência?