Tuberculose extrapulmonar geralmente resulta da disseminação hematogênica. Algumas vezes, a infecção se estende diretamente de um órgão adjacente. Os sintomas variam dependendo do local, mas geralmente incluem febre, mal-estar e perda ponderal.
Nesses casos, é chamada de tuberculose extrapulmonar – um tipo de TB menos comum, mas que merece igual atenção. A contaminação pelo bacilo de Koch (BK) – a bactéria causadora da TB – ocorre apenas pelas vias aéreas, através da inalação pelas narinas.
O diagnóstico geralmente é feito por exames de imagem que incluem tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Esses exames são uteis para análise das partes moles e possíveis complicações neurológicas.
1.2 Formas Clínicas da Tuberculose Extrapulmonar As formas mais frequentes são pleural, ganglionar, osteoarticular, geniturinária, intestinal, peritoneal, meníngea/SNC e pericárdica, embora qualquer local do organismo possa ser afetado pela doença.
A tuberculose pulmonar é uma doença grave provocada por uma bactéria (bacilo de Koch) e que pode ser fatal. Para além do sistema respiratório, a tuberculose também pode afetar outros órgãos (veja os principais adiante). A tuberculose primária é a forma mais comum após a infeção pelo bacilo.
Juntamente com a tuberculose pleural, este é o tipo mais frequente de tuberculose extra-pulmonar, e tem cura, quando o tratamento é realizado com uso de antibióticos receitados pelo pneumologista.
Tuberculose pulmonar: É a forma mais comum da doença e ocorre devido a entrada do bacilo nas vias respiratórias superiores e alojamento nos pulmões.
Nesta série, os sintomas mais freqüentes foram dor abdominal, febre, perda de peso e anorexia. No presente caso, a paciente apresentou febre, dor abdominal e perda de peso. Os resultados dos testes de função hepática nesta molés- tia são geralmente inespecíficos.
Em geral, os riscos de transmissão da tuberculose pulmonar são maiores enquanto a pessoa infectada estiver eliminando bacilos no ambiente. Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, após 15 dias, os níveis de contaminação são praticamente insignificantes.
A tuberculose extrapulmonar atinge com mais frequência pacientes com dificuldade em conter a infecção, como recém-nascidos, pacientes com AIDS e pessoas com imunodeficiência. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Quais são os tipos mais comuns de tuberculose extrapulmonar?
Se a pessoa infectada estiver com um bom sistema imunológico, a bactéria provavelmente não causará a doença, permanecendo em estado latente dentro do organismo. Se, em algum momento da vida, a resistência da pessoa baixar por algum motivo, o bacilo poderá entrar em atividade e vir a causar os sinais e sintomas típicos da tuberculose.
A forma extrapulmonar da patologia envolve pleura, nódulos linfáticos, abdome, sistema geniturinário, pele, articulações, ossos, meninges, laringe e partes moles; e a tuberculose pleural é a forma mais comum encontrada.
Quando surgiu a formação continuada de professores?
Qual o contexto histórico do Quinhentismo?
Quando foi criada a música Tempo Perdido?
Como funciona a integracao do HTML com PHP?
Como foi o surgimento dos números?
O que é inteligência artificial e como funciona?
Como ocorre a interação fármaco-receptor?
Quando surgiu a ideia de casamento?
Como é o funcionamento do sistema respiratório?
Como surgiu a figura do palhaço?
Quando foi inventada a letra A?
Onde e quando se passa a história Festa no Céu?
Como se dividem as fontes de energia de acordo com a durabilidade de suas reservas?
Quais as características da geração baby boomers?
O que é concurso formal imperfeito de crimes?
Como surgiu a ideia dos Jogos Paralímpicos?
Quais os procedimentos realizados em radiologia intervencionista?