O enlace matrimonial ganhou o status de sacramento no século 9. Nessa época, a Igreja Católica, que até então se mantinha distante, passou interferir no casamento, estabelecendo um código de ética e moral. Foi no Concílio de Trento (1545-1563), na Itália, que surgiu a regulamentação hoje em vigor.
A história do casamento civil no Brasil surgiu com a República, com o então chefe do Governo Provisório Marechal Deodoro da Fonseca. Foi no dia 24 de janeiro de 1890 que o decreto número 181 entrou em vigor. No Dia do Casamento Civil, este direito completa 123 anos e é motivo de reflexão.
Ele surgiu no período da República (1890) com o decreto nº 181 do então chefe do Governo Provisório, Marechal Deodoro da Fonseca permitindo assim que duas pessoas se unissem, em contrato, com o objetivo de constituir família.
Ambos os pais tinham o compromisso recíproco, perante a testemunhas, de unir seus filhos. Geralmente o noivo ou seu pai fazia uma doação à noiva, a qual era restituída no caso em que o noivado fosse interrompido. Os jovens trocavam entre si uma aliança. O marido aperta a mão da esposa.
Casamento é a união voluntária entre duas pessoas que desejam constituir uma família, formando um vínculo conjugal que está baseado nas condições dispostas pelo direito civil. O chamado "casamento civil" é o ato de união de duas pessoas sob o Direito Civil.
Com o casamento civil, os cônjuges passam a ter plena comunhão de vida e assumem mutuamente a condição de consortes, companheiros e responsáveis pela entidade familiar, que deverá ser exercida em colaboração por ambos os cônjuges, sempre no interesse do casal e dos filhos.
O casamento justo é um mandamento e um passo essencial no processo de criação de um relacionamento familiar amoroso que pode ser perpetuado além da morte. Duas importantes razões doutrinárias ajudam-nos a compreender por que o casamento eterno é essencial ao plano do Pai.
Ouvir: História do casamento. O Casamento ao longo da História O casamento é uma das tradições humanas mais antigas e disseminadas pelo mundo, mas é comumente associado à imagem do cristianismo e, mais especificamente, à Igreja Católica.
Essa vida comum envolve o compartilhamento de interesses, atividades e responsabilidades entre as partes envolvidas. Porém, as primeiras formas de casamento eram vistas como ferramentas de manutenção de relacionamentos entre grupos sociais.
Mesmo assim, o casamento tradicional sobreviveu à chegada do novo milênio. A cerimônia do casamento constitui um acontecimento expressivo, uma passagem espiritual muito forte, além do significado religioso, a festa formaliza o amor e o respeito mútuos entre duas pessoas.
Hoje, as discussões que envolvem o casamento ainda persistem e representam muito das mudanças que ocorreram em nossas sociedades.
Quanto custa mudar nome automovel?
Quais lâmpadas são permitidas pelo Detran?
O que é trissomia do cromossomo 18?
Qual a espécie de contrato utilizado para a alienação de estabelecimento empresarial?
O que é segurado facultativo da Previdência Social?
O que precisa para sacar os 40 do FGTS?
O que precisa para construir uma máquina do tempo?
Quantas indústrias tem em Manaus?
Qual o valor do IPVA de uma Land Rover 2005?
Quanto gasta um refletor de LED 100W?
Para que serve estabilizador de vídeo no celular?
Qual a importância da pesquisa qualitativa na educação?
Qual a melhor marca de tonalizante para loiras?
Quais são os três principais tipos de dança?
Como Thanos morre em Ultimato?