A pesquisa da prática pedagógica deve ser vista como um processo de aprendizagem e envolvimento de docentes e discentes com a construção do trabalho intelectual, na perspectiva de promover a união entre o ensino e a pesquisa.
A pesquisa pedagógica envolve: a observação empírica da sala de aula; a reflexão sistemática; a documentação das experiências - pode ser voltada para estudo de pessoas, textos etc. Pode estudar o passado, o presente ou mesmo ser prospectiva.
A Prática Pedagógica é entendida como uma prática social complexa, acontece em diferentes espaço/tempos da escola, no cotidiano de professores e alunos nela envolvidos e, de modo especial, na sala de aula, mediada pela interação professor-aluno-conhecimento.
A pesquisa tida como instrumento de reflexão e crítica apresenta uma estreita relação com a prática pedagógica dos professores, com isso o professor por intermédio da pesquisa consegue ter uma atitude reflexiva e crítica sobre sua própria prática pedagógica.
Prática pedagógica é a união de teoria e prática no exercício de ensinar e apreender conhecimento, na ação pedagógica. Essas práticas envolvem tomar consciência de todo processo educativo e as ferramentas utilizadas pelos professores para que ele aconteça.
19 curiosidades que você vai gostar
1 - A prática pedagógica deve ser condizente com o perfil profissional do educador: o professor deve pensar em como se sente mais seguro ao planejar (e realizar) uma aula. Não adianta falarem que o docente tem que fazer uma “aula show”, se ele é mais introspectivo.
As práticas pedagógicas são instrumentos que podem ajudar as escolas a concretizarem seus objetivos de aprendizagem. Por exemplo, por meio delas, é possível manter alunos nativos digitais engajados com a escola ou para estabelecer uma dinâmica de sala de aula mais participativa e inclusiva.
A pesquisa na escola não deve ter apenas o objetivo de ocupar o aluno, de modo que o mesmo não fique sem fazer nada em casa, sua finalidade vai além, formar pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, assim, por meio dessa busca, o conhecimento será construído pelo próprio educando.
A pesquisa em sala de aula pode se tornar uma grande aliada ao processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Junto às discussões diárias constitui-se num forte instrumento para desenvolver a reflexão, o espírito investigativo e a capacidade de argumentação.
Enfim, o ensino através da pesquisa contribui para que os discentes encaminhem os seus estudos com autonomia, visto que o incentiva ler informações das mais diversas fontes, filtrá-las, e interpretá-las segundo seu ponto de vista.
As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...
Uma aula ou um encontro educativo se torna uma prática pedagógica quando se organiza em torno de intencionalidades. Será prática pedagógica quando incorporar a reflexão contínua e coletiva. De forma a assegurar que a intencionalidade proposta é disponibilizada a todos.
É um exercício de aprendizagem constante, do saber falar, ouvir, propor, contrariar e complementar. Neste contexto, a informação e o desenvolvimento de conhecimentos científicos são fatores impulsionadores da participação nas atividades escolares – no campo da prática pedagógica e da gestão da escola.
A pesquisa na escola é uma maneira de educar e uma estratégia que facilita a educação (...) e a consideramos uma necessidade da cidadania moderna. (...) Educar pela pesquisa é um enfoque propedêutico, ligado ao desafio de construir a capacidade de reconstruir, na educação básica e superior (...).
Quanto aos procedimentos técnicos, as pesquisas são bibliográfica, documental, experimental, ex-post facto, estudo de coorte, levantamento, estudo de campo, estudo de caso, pesquisa-ação e pesquisa participante.
Uma educação pela pesquisa necessita desenvolver nos participantes a capacidade de construir argumentos críticos e coerentes, capazes de serem defendidos em comunidades de crítica, seja em nível de sala de aula, seja em grupos além dela. A competência argumentativa é uma das metas de toda educação pela pesquisa.
O conhecimento científico torna o aluno um ser instigante e investigador o que pode tornar o momento da aula mais prazeroso e o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente, de forma a minimizar a prevalência do ensino tradicional e não tornar o aluno mero reprodutor de informações, com vistas a uma formação de um ...
Dessa forma, é crucial que a pesquisa científica na Educação Básica seja foco no ensino, rompendo os paradigmas que a escola/professor são meros transmissores de informações, mas sim, formadores de indivíduos capazes de compreender o mundo contemporâneo que estão inseridos dentro de sua singularidade.
O educar pela pesquisa, é estimular o aluno à curiosidade pelo desconhecido, instigá-lo a procurar respostas, ter iniciativa, compreender e dar início a elaboração de seus próprios conceitos, e é também um desafio ao professor para transformar suas táticas didáticas.
A pesquisa, além de ser uma via para a construção de conhecimento e informações, é base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural.
A pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo.
Aponta-se para práticas pedagógicas que favoreçam a: imaginação, criatividade, alegria, afetividade, reconstrução de modos de viver o que está proposto, compreensão dos conflitos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da Educação Básica. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, as orientações da BNCC devem ser aplicadas ainda em 2020.
O que fazer para melhorar a prática pedagógica?Adote uma proposta colaborativa. Todo mundo sabe que a rotina de um professor não é nada fácil. ... Faça jogos ou outras práticas lúdicas. ... Coloque os alunos para resolver situações-problema. ... Entenda o perfil da turma. ... Capacite-se com cursos e leituras.
O professor de crianças precisa saber utilizar jogos e brincadeiras no dia a dia. Na sala de aula da Educação Infantil, as brincadeiras podem ser variadas. Existem jogos estruturados que são ensinados e propostos pelo professor, e há também opções que estimulam a imaginação e a liberdade das crianças.
Qual o procedimento de demissão?
O que é o processo de cristalização?
Como faço para receber a Revista da Eudora?
Quais são os plásticos biodegradáveis?
Como funciona o sistema de aterramento?
Como funciona um poço artesiano com compressor?
Como se dá o procedimento para iniciar e terminar o processo de arbitragem?
Como é feita a assinatura digital?
Como funciona o controle interno?
Como parcelar o imposto de renda em 60 vezes?
Como são chamadas as pregas cerebrais e suas fendas superficiais e profundas *?
Como são feitos os testes nos postos para a verificação da qualidade do etanol?
Qual é o principal representante da Teoria das Relações Humanas?
Como são formados os diminutivos?