Como o nome já dá a entender, a prática do aterramento consiste em enviar a eletricidade para a terra de maneira artificial, a fim de que a mesma se dissipe em segurança. Para isso, é preciso que um dos fios do cabo de ligação do sistema esteja conectado à terra – este fio é o famoso fio terra.
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) aterrar significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial da terra. Fazendo isso, em casos de uma fuga de corrente elétrica, a eletricidade tende a ir para o menor potencial, ou seja, a terra que tem o potencial próximo de zero.
Esquema TN Nesse esquema, a fonte de alimentação é diretamente aterrada como no esquema TT. Na instalação, todas as partes metálicas expostas e as partes metálicas não pertencentes à instalação são ligadas ao condutor neutro através de condutores de proteção.
Tipo de aterramento TT com neutro aterrado Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.
Para fornecer a maior segurança o aterramento deve ter a melhor qualidade possível, para tanto devemos observar a resistividade do solo, uma vez que é por onde a corrente elétrica será escoada através do fio terra.
O aterramento elétrico oferece muitos benefícios aos usuários e patrimônios, aumentando a segurança das instalações elétricas, facilitando o funcionamento dos dispositivos de proteção das máquinas, equipamentos, eletrônicos e eletrodomésticos, evitando curtos-circuitos e possíveis acidentes, além de obedecer a normas ...
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
Há uma diferença fundamental: No neutro circula corrente! Mas no terra somente se houver algum defeito. ... Isso é o que acontece no Terra em situações normais. Logo, pode acontecer, em algumas situações, do neutro ter 50V ou até mais, mas o terra deve ter sempre 0V.
Algumas etapas do processo de aterramento envolvem: definir o local em que será feito, realizar a estratificação do solo, escolher o tipo de sistema de aterramento e fazer o seu dimensionamento.
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico. Você já deve ter notado que o plug que ...
Como funciona o aterramento elétrico. Bem, esses são os tópicos que este artigo tentará esclarecer. É fato que o assunto “aterramento” é bastante vasto e complexo, porém, aqui vai algumas normas e regras básicas.
O projeto deve ser feito seguindo normas vigentes da ABNT. Algumas etapas do processo de aterramento envolvem: definir o local em que será feito, realizar a estratificação do solo, escolher o tipo de sistema de aterramento e fazer o seu dimensionamento.
O que é sucção Não-nutritiva na mama?
Qual é o recorde de arremesso de peso?
O que é declaração autenticada?
O que a Bíblia diz sobre o fim de um casamento?
Qual o índice de concentração de terra no Brasil?
Qual o Whatsapp do Ministério da Fazenda?
Qual a ordem das cartas no pife?
Qual Juvederm usar para olheiras?
Qual a importância das políticas públicas na defesa dos direitos dos cidadãos?
Como acabar com infecção intestinal?
Qual é o Shipp mais Shippado do K-pop?
Quantos anos tinha o príncipe Charles quando casou com Diana?
O que significa a tatuagem do ACE?
Qual é a diferença entre o tecido ósseo compacto é esponjoso?