Sendo assim, plásticos biodegradáveis são tipos de plásticos oriundos de fontes renováveis e que podem sofrer processos de biodegradação, persistindo, assim, por menos tempo no meio ambiente. Os plásticos biodegradáveis são feitos por meio de polímeros naturais, como amido, celulose, outros polissacarídeos e a lignina.
O plástico biodegradável é aquele que ao término de seu ciclo de vida sofre processo de compostagem em até 180 dias pela ação de microrganismos, sob condições específicas de calor, umidade, luz, oxigênio e nutrientes orgânicos . Em geral, esse produto deriva de fontes vegetais tais como a celulose, amido, etc.
Enquanto o tempo de decomposição de uma sacola regular é de mais de 100 anos, as biodegradáveis duram apenas dois anos, segundo fabricantes. Caso sejam tratadas em usinas de compostagem, elas podem degradar em 180 dias, afirmam os produtores.
Atualmente, existem no mercado outros tipos de plástico biodegradável. São feitos a partir de fontes renováveis – milho, mandioca, beterraba e cana-de-açúcar. Porém, estas fontes servem como matérias-primas para produzir um composto (ácido láctico) do qual se pode sintetizar o polímero (PLA – ácido polilático).
Há no mercado pelo menos 10 grupos de diferentes tipos de bioplástico, sendo os mais comuns o ácido polilático (PLA), o polibutileno adipato co-tereftalato (PBAT), o politereftalato de etileno (PET), o polietileno (PE) e o polisuccinato de butileno (PBS).
Trata-se do plástico fotodegradável, uma mistura de polietileno - muito usado em embalagens e sacolas - com um polímero orgânico, se decompõe pelo menos duas vezes mais rápido que o plástico comum, que se desfaz em 20 a 30 anos.
O bioplástico, por exemplo, possui as mesmas propriedades do plástico convencional, mas se difere por ter como matéria prima fontes renováveis, como soja, cana de açúcar, amido de arroz e milho. ...
As principais vantagens do plástico biodegradável em relação ao plástico comum são a sua reciclabilidade e o menor tempo de degradação no meio ambiente. As sacolas de plástico biodegradável são produzidas com uma tecnologia moderna e inovadora que leva o nome de d2w™.
500 anos Como vimos, o material demora de 4 anos para se decompor.
Bioplástico. Já o bioplástico tem as mesmas propriedades do plástico convencional , mas se difere por ter como matéria-prima fontes renováveis como soja, amido de arroz, milho e de cana- de- açúcar. Embora sua fonte seja de origem renovável, não necessariamente o bioplástico será biodegradável, embora seja possível reciclá-lo.
Para que um plástico seja considerado biodegradável, ele precisa se degradar dentro de um período de tempo que não pode exceder a 180 dias, de acordo com as normas internacionais.
A aceitação e a demanda por plásticos biodegradáveis depende mais de fatores como consciência ambiental, legislação e vontade política do que de fatores econômicos, tendo em vista as vantagens/benefícios ecológicos e técnicos.
Felizmente já existe no Brasil uma empresa que importa com exclusividade a matéria prima para a produção do plástico degradável. A RES Brasil e uma empresa de representação, distribuição e licenciamento industrial sediada no município de Cajamar, Estado de São Paulo.
O que chamamos de arranjos populacionais?
Como ver a arquitetura do processador no Linux?
O que significa processo aduaneiro iniciado?
Quando se formam os ossos de um bebê?
Como calcular consumo de dados?
Como saber o número da agência no Cartão Santander?
Quando surgiram os primeiros engenhos no Brasil?
O que é pedir Vacancia de cargo público?
Qual é a amperagem de um alternador?
Como saber o mAh do meu celular?
Como saber se meu fígado está bem?
Como calcular amperagem de compressor?
Tem como pagar boleto no crédito Nubank?
Porque o alarme da Hilux fica disparando?
Qual é a amperagem de uma geladeira?
Como faço para pagar uma multa que não chegou?