Em Psicanálise, perversão é qualquer manifestação de sexualidade que não seja o coito “pênis-vagina”. Não tem relação direta com o sentido corriqueiro de perversão como “crueldade”.
A perversão é um desvio de comportamento, apontado pela psicanálise como um dos tripés das psicopatologias, juntamente com a neurose e psicose. Popularmente, o termo é utilizado para indicar uma espécie de "depravação sexual", mas os especialistas trabalham num campo muito mais amplo.
O que responde o psicanalista sobre a perversão? As obras de Freud e de Lacan desvelam que a complexidade que se presentifica na perversão exige do psicanalista não somente uma extrema sutileza e precisão, como também, o desafia em sua práxis e em sua ética: a ética do desejo.
Os principais sintomas da perversão são descritos como: 1) THE BEST (o melhor), 2) Manipulação, chantagem, sedução excessiva e impulsividade 3) Mentiras, 4) Transgressão das normas e regras, 5) Práticas sexuais consideradas como desvio, 6) Intencionalidade, 7) Objeto cúmplice, 8) Jogos psicóticos, 9) Desejo de poder “ ...
Como Freud a explica muito bem, ela pode surgir tanto no contexto da neurose, da psicose, quanto no da perversão. No caso desta última, traço um caminho resumido que vai desde os textos de 1924 sobre a perda da realidade, até "Divisão do eu nos processos de defesa", publicado postumamente, em 1940.
20 curiosidades que você vai gostar
adjetivo Com maldade, perversidade; ruim ou malvado. ... Algo ou aquilo que expressa perversão ou perversidade. Etimologia (origem da palavra perverso).
A partir de 1850, os manuais de psiquiatria elaboraram a primeira lista oficial das perversões com os seguintes itens: incesto, homossexualidade, zoofilia, pedofilia, pederastia, fetichismo, sado-masoquismo, transvestismo, narcisismo, auto-erotismo, coprofilia, necrofilia, exibicionismo, voyeurismo, mutilações sexuais.
Significado de Perversa
substantivo feminino Aquela que prejudica alguém; quem demonstra ruindade, perversidade, maldade; maléfica. Quem age de maneira a fazer mal a outra pessoa. adjetivo Que expressa maldade, perversidade. Diz-se de quem apresenta devassidão, perversão; devassa.
1- Não disponibilize informações, nem mesmo que ele as peça ou exija. Nunca revele a um perverso aquilo de que você gosta e de que não gosta. Isso só servirá para que ele saiba onde atirar sua munição em tiros certeiros. Guarde seus gostos e seus pensamentos para si mesma.
O uso do adjetivo "pervertido" também pode ser utilizado para indicar um indivíduo que tem uma enorme libido sexual, que só pensa em sexo ou em se masturbar. O pervertido é considerado uma pessoa de natureza má, que não gosta do bem-estar do próximo ou que usa de meios sádicos para torturar ou fazer alguém sofrer.
A estrutura perversa, porém, não designa, uma conduta e/ou um desvio de caráter. Trata-se de um modo de estabelecimento de laço com o Outro. Assim como a neurose e a psicose, a perversão é uma modalidade de resposta ao confronto com a diferença sexual e com a falta do Outro.
Para Freud (1901/1996g), portanto, a neurose seria o negativo da perversão no momento em que aquela se constitui de exacerbado recalcamento do conteúdo sexual, ao passo de que, na última, tal conte- údo aparece de forma clara, ausente do sentimento de nojo ou culpa.
Em essência, a principal diferença entre neurose e psicose é a forma em que elas afetam a saúde mental. O comportamento neurótico pode estar naturalmente presente em qualquer pessoa, ligado a uma personalidade desenvolvida. O comportamento psicótico pode ir e vir como resultado de várias influências.
A perspectiva adotada é psicanalítica, segundo a qual a perversão é entendida como uma posição subjetiva, e não como uma aberração sexual. No presente trabalho, a perversão social é vista como uma recusa da castração, que aparece no âmbito social.
Parte da definição do conceito de “perversão” depende do jogo que essa noção permite estabelecer com um outro conceito, isto é, o conceito de “perversidade”, o qual se inscreve no domínio “jurídico-moral” em vez de no domínio “teológico-moral” (tanto que podem ser distinguidos plenamente no século XIX).
Entre os pontos fracos de um narcisista está a sua autoestima. Normalmente ela é bastante baixa. Isso faz com que eles desenvolvam várias defesas para construir uma armadura reluzente sob a qual possam se proteger. Assim, se há uma coisa que eles não toleram é aceitar a sua vulnerabilidade.
"Os narcisistas têm uma ideia de como querem ser vistos, e não sentem que correspondem a ela", diz Durvasula. "Então, eles precisam se mostrar [de uma certa maneira] e, como se comportam mal para fazer isso, acabam experimentando a rejeição social de qualquer forma, e o ciclo continua acontecendo."
Não fique bravo com as coisas que o outro faz e diz. Por exemplo, evite respostas como "Você não pode falar assim comigo! Tô indo embora!" ou "Se não parar de gritar agora, vou desligar!". Essas frases são mais agressivas e podem acabar irritando a outra pessoa.
Contudo, os sintomas principais são:Não ter empatia.Ser encantador e agradável para se aproximar de suas vítimas.Não aceitar críticas ou qualquer opinião contrária.Apresentar agressividade e atitudes violentas quando as situações não ocorrem da maneira desejada.Se sentir único.
52 sinônimos de perverso para 3 sentidos da palavra perverso: Que é cruel e desumano: 1 cruel, desumano, vil, desapiedade, ferino, impiedoso, maléfico, malévolo, malvado, mau, pravo, ruim, traiçoeiro.
O sujeito de estrutura perversa mantém-se, contudo, excluído do Complexo de Édipo e da alteridade, passando a satisfazer sua libido sexual consigo mesmo, sob caráter narcísico. Tal estrutura dá-se por meio de uma fixação numa pulsão parcial que escapou ao recalque, tornando-se uma fixação exclusiva.
O justo se preocupa em fazer o bem, amar ao próximo, seguir as orientações de Cristo; O ímpio procura alimentar seus próprios desejos, mantém pensamentos maus consigo, se ira facilmente e procura a vingança. Não abençoa e mesmo assim quer ser abençoado. Ao invés de ajudar ao próximo ele se aproveita do mesmo.
Impio significa desumano, desnaturado, insensível. É aquela pessoa que não tem piedade, que age cruelmente. Um indivíduo impio é uma pessoa indiferente, intolerável, que pratica barbaridades, que tortura.
Tolo é um adjetivo que se refere àquele indivíduo que diz ou faz tolice, ou seja, que pratica asneira, que não tem inteligência ou juízo. O adjetivo “tolo” é usado também para expressar que algo ou alguém não apresenta nexo, que é ridículo, infundado, disparatado, que não tem razão de ser.
É importante destacar que Freud opõe neurose e psicose com relação ao modo pelo qual ambas lidam com a negativa (Verleugnung), mecanismo em geral associado à perversão: “a neurose não recusa a realidade, apenas não quer saber nada sobre ela; a psicose a recusa e procura substituí-la” (p. 282).
Quem pega dinheiro com agiota comete crime?
Quais os nomes dos tipos de corte de cabelo?
Como excluir conta do Hotmart Sparkle?
Quanto tempo depois da quimioterapia o cabelo nasce?
Qual é o sinônimo de prontamente?
Quantos quilômetros por litro a bros 160 está fazendo?
Como saber as dimensões de uma caixa?
Quanto tempo para positivar VDRL?
Para que a energia elétrica é utilizada?
Quais são as sete leis do universo?
Qual foi a primeira onda do feminismo?
Quais os países que mais enviam imigrantes para o Brasil?