A silicose crônica em geral não causa sintomas durante anos, mas muitas pessoas acabam desenvolvendo dificuldade respiratória durante o esforço físico. Algumas vezes, a dificuldade respiratória progride para falta de ar até mesmo durante o repouso. Algumas pessoas têm tosse que pode produzir catarro.
Os tipos são:
A silicose em sua fase inicial é praticamente assintomática. Com a progressão, os sintomas predominantes são a dispnéia de esforço e a astenia. Nas fases mais avançadas da doença pode sobrevir insuficiência respiratória, com dispnéia aos mínimos esforços e até em repouso, bem como o cor pulmonale crônico.
Na pneumoconiose por metais duros, pode ocorrer fadiga, tosse seca, dispneia, dor, febre e perda de peso. Na asbestose, além da tosse, pode ocorrer hipoxemia, alterações pleurais e dispneia por esforços que evolui para dispneia em repouso.
A Portaria nº 777 de 28 de abril de 2004 do Ministério da Saúde exige que O MÉDICO NOTIFIQUE os casos de Silicose e de câncer decorrente do trabalho no SUS. O trabalhador tem direito de ter o registro da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) reconhecida como doença profissional (B91) no INSS.
Se a alergia não melhorar e os sintomas piorarem mesmo com a redução do contato da pessoa com a poeira, é necessário consultar um clínico geral ou alergologista para que possa ser recomendado o uso de medicamentos anti-alérgicos, como Desloratadina e Polaramine, ou até mesmo corticoides, como a Prednisona.
Se a alergia não melhorar e os sintomas piorarem mesmo com a redução do contato da pessoa com a poeira, é necessário consultar um clínico geral ou alergologista para que possa ser recomendado o uso de medicamentos anti-alérgicos, como Desloratadina e Polaramine, ou até mesmo corticoides, como a Prednisona.
Como prevenir a silicose? A melhor maneira de prevenir a doença é evitar expor-se ao pó de sílica, mas se isso for de tudo impossível, procure adotar as medidas de segurança do trabalho, adequadas para o caso, já que a silicose é uma doença profissional. Como evolui a silicose?
Silicose é uma condição progressiva, ou seja, os sintomas vão se intensificando com o tempo. Entre os sintomas estão: Febre respiratória. Além de aumentar os riscos para contrair infecções respiratórias, como a tuberculose. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
O médico, além de fazer perguntas para verificar o estado do paciente, pode solicitar os seguintes exames para dar o diagnóstico de silicose: Broncoscopia, que é um exame em que se passa um pequeno tubo flexível, com uma câmera acoplada, pela garganta do paciente.
A silicose crônica é a forma mais comum e quase sempre se desenvolve somente após décadas de exposição. A silicose acelerada, que é rara, pode se desenvolver após exposições mais intensas durante vários anos ou meses (como no caso da silicose aguda). A sílica também pode causar câncer de pulmão.
Qual a porcentagem de exportação do Brasil?
Pode usar estufa para esterilizar?
Pode tomar Dorflex com a pressão baixa?
Quanto custa uma marina em Ubatuba?
Pode cruzar Border Collie merle com merle?
Como retirar o Bilhete Único após o cadastro?
O que o Ministério do Trabalho fiscaliza?
Como fica o braço depois do esvaziamento axilar?
Como polir uma pedra de quartzo?
Quais são as características do processo de trabalho em saúde?
Quanto tempo de vida tem uma pessoa com câncer de pele?
Quantos dias duram o salto de desenvolvimento?
Como fazer uma pintura em metal que não descasca?