O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto).
Sujeito é todo termo da oração (substantivo ou palavra substantivada) não antecedida por preposição que puder ser trocado por ele (s) ou elas (s), num sistema de pergunta e resposta. Dessa f orma, considere o seguinte enunciado: Chegaram os artistas à cidade.
Portanto, o sujeito é classificado em: 1 determinado 2 simples 3 composto 4 implicito 5 indeterminado 6 inexistente
Sujeito oculto. O sujeito oculto, também chamado de elíptico, desinencial ou implícito, é aquele que não está declarado na oração. Apesar disso, ele é classificado como determinado porque pode ser identificado pelo contexto e pela conjugação verbal presente na oração, por exemplo: No trajeto para casa, passei pelo parque da cidade.
No entanto, existem algumas características que fazem com que ele receba diferentes classificações, tais como: sujeito simples, sujeito composto, sujeito oculto (determinado) e sujeito indeterminado. Vamos analisar cada um deles neste texto: Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, quando o verbo se refere a uma só palavra:
Porque a água do rio não congela?
Como estruturar uma carteira de investimentos?
Qual a diferença entre cronograma e gráfico de Gantt?
Como interpretar sensibilidade e especificidade?
Quando o juiz não concede justiça gratuita?
O que significa pensão militar?
O que é linguagem não literária?
Pode usar anel de noivado e aliança de namoro juntos?
Quantos gauss tem um ímã de neodímio?
Qual a função do poder constituinte originário?
O que é ação cautelar de sequestro?
Qual o álcool mais forte 46 ou 70?
O que o açúcar faz no cérebro?
O que é método intuitivo na filosofia?
Como ativar o Globo Play na TV?