O contador Geiger foi inventado por Hans Geiger em 1908 para medir os níveis de radiação em corpos e no ambiente. Ele contém um tubo com argônio, que se ioniza ao ser atravessado por partículas alfa e beta da radiação, fechando o circuito elétrico e acionando o contador.
Região Geiger-Müller e Tempo morto Nesses dispositivos, quando uma partícula eletricamente carregada ou um fóton de alta energia penetra no compartimento de detecção (tubo) onde está o gás, há a ionização das moléculas do mesmo, criando pares elétron-cátion.
A radiação entra em contato com o medidor por meio de uma pequena abertura, chamada janela, e cria cargas elétricas. Graças ao capacitor instalado no contador geiger, a quantidade de carga elétrica acumulada é medida. Quanto mais carga, maior a intensidade da radiação no ambiente.
O mais usado é o contador geiger, composto de um tubo de metal, cheio de gás (geralmente argônio) atravessado por um fio. “A radiação entra no medidor por meio de uma pequena abertura, chamada janela”, explica o físico Olácio Dietzsch, da Universidade de São Paulo.
Quem tem dívida ativa pode vender imóvel?
Como descobrir inscrição cadastral IPTU Goiânia pelo CPF?
Qual a energia do signo de Touro?
Quanto tempo demora para fazer efeito nistatina?
Quais as 4 etapas sugeridas para implementar com sucesso um projeto de Big Data?
Pode usar Nebacetin para dermatite?
Pode comer fibra todos os dias?
O que o vício na internet pode causar?
Qual a diferença de switch L2 e L3?
Quais são as 9 notas musicais?
Quando entra em vigor as novas regras da CNH?
Como espelhar meu celular Samsung na TV LG?